Como avaliar uma hiperlordose?
Índice
- Como avaliar uma hiperlordose?
- O que a hiperlordose pode causar?
- Quais são os tipos de hiperlordose?
- O que pode causar a corcunda?
- Quais situações podem favorecer a hiperlordose?
- Qual a diferença entre lordose e hiperlordose?
- Como é feito o diagnóstico da hiperlordose?
- Como é o consumo de energia pelo tempo?
Como avaliar uma hiperlordose?
De forma geral, os sinais e sintomas indicativos de hiperlordose são:
- Alteração na curvatura da coluna, notada principalmente quando a pessoa fica de lado;
- Alteração na postura;
- Dor no fundo das costas;
- Não conseguir colar as costas no chão quando se está deitado de barriga para cima;
O que a hiperlordose pode causar?
A hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, a hiperlordose dá a impressão de um “bumbum empinado”, originando-se de diversos fatores, desde alterações genéticas, fraqueza muscular ou hábitos de má postura.
Quais são os tipos de hiperlordose?
Sendo assim há dois tipos de hiperlordose que podem estar presentes nas alterações posturais: a hiperlordose cervical e lombar. Sabe-se que a postura é a atitude assumida pelo corpo, por apoio, durante a inatividade muscular ou por meio da ação coordenada de muitos músculos para manter a estabilidade.
O que pode causar a corcunda?
"A corcunda, ou cifose, pode ser pela postura inadequada ou por uma questão estrutural do corpo. Quando essa corcunda é estrutural, ela pode ocorrer por diferentes problemas e de acordo com a faixa etária", explica o médico.
Quais situações podem favorecer a hiperlordose?
Outras situações que podem também favorecer a hiperlordose são luxação do quadril, lesão na região lombar, hérnia de disco e gravidez. O tratamento para hiperlordose pode variar com a causa da alteração e gravidade e deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista.
Qual a diferença entre lordose e hiperlordose?
Essas duas curvas são normais, exceto em graus aumentados. Já as curvas escolióticas são sempre anormais. A lordose é caracterizada, portanto, por uma curvatura lordótica alterada, gerando a hipolordose (curvatura reduzida) ou a hiperlordose (curvatura acentuada). A segunda é a mais comum.
Como é feito o diagnóstico da hiperlordose?
O diagnóstico da hiperlordose é feito pelo ortopedista a partir da avaliação física, em que é observada a postura e a posição da coluna da pessoa de frente, de lado e de costas, além de serem realizados testes ortopédicos e exame de raio-X para avaliar a gravidade da hiperlordose e, assim, ser possível estabelecer o tratamento mais adequado.
Como é o consumo de energia pelo tempo?
Como a energia é o produto da potência pelo tempo, temos: E = 3000 W x 60h = 180.0 Kwh. Esse consumo de energia é muito alto para representar apenas um aparelho e pode corresponder ao consumo total de uma casa com uma ou duas pessoas!