Quais os principais sintomas da falta de zinco?
Índice
- Quais os principais sintomas da falta de zinco?
- O que é zinco sérico?
- Qual é a importância do zinco para o nosso organismo?
- Quais são os sintomas da carência de zinco?
- Quais medicamentos podem levar à carência do mineral de zinco?
- Como evitar a deficiência de zinco no sangue?
- Qual a melhor maneira de repor o zinco?
Quais os principais sintomas da falta de zinco?
Os primeiros sintomas da deficiência de zinco incluem perda de apetite e atraso no crescimento em bebês e crianças. As pessoas podem perder seus cabelos em algumas áreas. Elas podem se sentir lentas e apresentar irritabilidade. O paladar e o olfato podem ser prejudicados.
O que é zinco sérico?
O zinco sérico é um oligoelemento essencial, amplamente encontrado na natureza e o segundo metal mais abundante no organismo, após o ferro. A principal aplicação industrial é na galvanização de aço e outros metais.
Qual é a importância do zinco para o nosso organismo?
O zinco é um nutriente que tem diversas funções no organismo, destacando-se na participação da síntese e degradação dos carboidratos, lipídios e proteínas, na defesa contra agentes antioxidantes, na recuperação de uma diarreia e na manutenção do crescimento do corpo.
Quais são os sintomas da carência de zinco?
A carência de zinco pode ainda levar ao surgimento de sintomas como: 1 Demora na cicatrização das feridas; 2 Unhas fracas, frágeis e esbranquiçadas; 3 Cabelos secos e quebradiços; 4 Queda de cabelo; 5 Alterações no paladar. More ...
Quais medicamentos podem levar à carência do mineral de zinco?
Além de uma alimentação pobre em zinco, a carência deste mineral é mais frequente em pessoas que fazem sessões de hemodiálise ou que têm um caso de diarreia grave ou persistente. Alguns medicamentos também podem levar a esta carência e incluem: anti-hipertensivos, diuréticos tiazídicos, omeprazol e bicarbonato de sódio, por exemplo.
Como evitar a deficiência de zinco no sangue?
Alcoolismo: Uso excessivo do álcool pode colocar os usuários em um risco considerável de terem problema com a deficiência de zinco; Diabetes: Os médicos alertam que pessoas que sofrem de diabetes devem ser cautelosas com o uso de produtos com zinco, pois doses altas podem baixar drasticamente o açúcar no sangue;
Qual a melhor maneira de repor o zinco?
De qualquer maneira, outra forma natural de repor o zinco e de prevenir sua carência é com a ingestão de alimentos ricos em zinco. Segue abaixo alguns deles que você pode incluir em sua dieta: