Como saber se vc tem alergia a látex?
Índice
- Como saber se vc tem alergia a látex?
- O que causa alergia a látex?
- Quais os alimentos que contêm látex?
- O que pode conter látex?
- O que possui látex?
- Quais frutas têm o látex?
- O que é látex natural em alimentos?
- Qual a melhor luva para quem tem dermatite de contato?
- Qual a origem da alergia ao látex?
- Quem tem maiores chances de ter alergia ao látex?
- Qual a prevalência do látex?
- Quais são os exames para identificar alergias?
Como saber se vc tem alergia a látex?
Quais são os sintomas de alergia ao látex?
- Coceira e vermelhidão na pele. ...
- Lesões vermelhas na pele. ...
- Inflamação das mucosas do nariz. ...
- Edemas nos olhos. ...
- Falta de ar. ...
- Outros sintomas.
O que causa alergia a látex?
Existem dois tipos de alergias ao látex. O primeiro tipo, o mais comum, é a dermatite de contato que é desencadeada por substâncias químicas que são adicionadas ao látex na produção da borracha. Os sintomas são prurido, eritema, edema e, ocasionalmente, pequenas bolhas, principalmente nas mãos.
Quais os alimentos que contêm látex?
- Alta: banana, abacate, castanha, kiwi.
- Moderada: maçã, cenoura, aipo, mamão papaia, batata, tomate, melão.
- Baixa: pêssego, pera, manga, pimenta; centeio, ameixa, trigo; cereja, girassol, abacaxi, soja; frutas cítricas, coco, figo, uva, orégano, nectarina.
O que pode conter látex?
Luvas, Balões, utensílios de cozinha feitos de borracha, Preservativos, Diafragmas, Bandagens (Adesivos), Chupetas / bicos de mamadeira do bebê, Gutta Perch / Gutta Balota (usado para selar canais radiculares), Elásticos ortodônticos, Medidores de pressão arterial, Tubo do Estetoscópio, Cateteres, Luvas de lavar louça, ...
O que possui látex?
O látex (borracha) entra na composição de múltiplos produtos, incluindo materiais de uso médico, como: luvas, cateteres, esparadrapos, máscaras, drenos, sondas, garrotes, entre outros, e de uso cotidiano, como: preservativos, bolas, balões, toucas, brinquedos, chuchas, tetinas etc.
Quais frutas têm o látex?
O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da Hevea brasiliensis – a famosa seringueira.
O que é látex natural em alimentos?
átex natural? Látex é a seiva extraída da seringueira (Hevea Brasiliensis) que é processada associada a outros aditivos, em produtos como luvas, balões de festas e até preservativos.
Qual a melhor luva para quem tem dermatite de contato?
A luva de borracha natural pode desencadear reações de alergia imediata – tipo I, alerta a dermatologista. As pessoas alérgicas podem usar as luvas de borracha sintética ou de plástico, esta é uma opção de baixo custo. Das luvas de borracha sintética, a mais usada é a de nitrila.
Qual a origem da alergia ao látex?
Um fato curioso é que de 20-60% dos pacientes que demonstram alergia ao látex apresentam reação depois de entrarem em contato com algum alimento de origem vegetal, especialmente frutas tropicais, condição que recebe o nome de síndrome látex-fruta, ou látex-pólen-fruta.
Quem tem maiores chances de ter alergia ao látex?
Além disso, tênis e roupas de ginástica também pode conter látex. Quem tem maiores chances de ter esta alergia? Qualquer individuo pode desenvolver sensibilidade ou alergia ao látex, porém algumas pessoas têm maiores chances como enfermeiros e médicos que contactam diariamente em luvas e material de plástico de proteção individual.
Qual a prevalência do látex?
Todavia, foi somente em 1979 que Nutter descreve uma reação alérgica mediada por IgE específica para os alérgenos do látex. Sabe-se que na Europa e nos Estados Unidos, a prevalência desta condição gira em torno de 2,6% a 16,9%; contudo, a prevalência no Brasil é desconhecida.
Quais são os exames para identificar alergias?
Para confirmar o diagnóstico, além de avaliar os sintomas e verificar o histórico de saúde, o médico também pode pedir alguns exames de sangue para avaliar a presença de alguns tipos específicos de anticorpos. Saiba mais sobre os exames para identificar alergias.