O que vem dentro do botijão de gás?
O que vem dentro do botijão de gás?
O que tem dentro do botijão de gás? O botijão contém apenas GLP. No entanto, por estar sob pressão, o gás apresenta-se 85% em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso é tão importante ter em mente que deitar o botijão para que ele “renda” mais é algo perigoso, pois pode incorrer em vazamentos.
Tem líquido no botijão de gás?
Isso mesmo, conhecido como GLP ou gás liquefeito de petróleo, o gás que usamos na nossa cozinha, como o próprio nome oficial diz, na verdade, é líquido. O composto é colocado dentro do botijão nesse estado por ocupar menos espaço.
Como funciona um botijão de gás?
Um botijão de gás já é projetado para suportar grande pressão de gás em seu interior. Quando instalamos o botijão para uso no fogão, o registro aciona um mecanismo de vedação em forma de mola. Quando ativada, essa vedação libera gás para uso. Se considerarmos os botijões acima de 5 kg, eles contam ainda com um mecanismo extra de segurança.
Como detectar o vazamento em um botijão de gás?
O ideal também é que o botijão de gás fique fora da casa, e não dentro da cozinha, ao lado do fogão. Caso isso não seja possível, é importante sempre fechar o registro quando o imóvel for passar um período vazio (durante uma viagem, por exemplo) e verificar o sistema ao menor sinal de cheiro de gás. Como detectar vazamento em um botijão de gás?
Posso pedir para um adulto agitar um botijão de gás?
Se você pedir para um adulto agitar um botijão de gás próximo dos seus ouvidos, certamente escutará a movimentação do material líquido no interior do botijão, como se dentro dele houvesse certa quantidade de água.
Como cuidar do seu botijão?
Cuidar do seu botijão e auxiliar o seu vizinho nesse sentido, caso ele precise, faz parte de um importante senso de coletividade. Se sentir um cheiro muito forte de gás, faça o mesmo teste de quando há substituição. Passe uma esponja com água e detergente ou sabão, com bastante espuma e coloque na base do registro.