Quantos meses preciso contribuir para ter direito ao auxílio maternidade?

Índice

Quantos meses preciso contribuir para ter direito ao auxílio maternidade?

Quantos meses preciso contribuir para ter direito ao auxílio maternidade?

Prazo de carência · 10 meses de contribuição mínima: para o trabalhador contribuinte Individual (autônomo), facultativo (sem renda própria) e segurado especial (trabalhador rural);

Quando começa o salário-maternidade?

Por exemplo: uma criança que nasce aos nove meses, se nascer aos oito, a carência que era de 10 meses passa a ser de nove, diminuindo 1 (um) mês, e assim por diante. O início do salário-maternidade se dá no período entre 28 dias antes do parto e a data da ocorrência do nascimento da criança.

Posso pagar a das no período em que eu estiver recebendo o salário-maternidade?

Devo pagar a DAS no período em que eu estiver recebendo o salário-maternidade? A DAS é composta por INSS + ICMS (atividades de comércio/indústria) e/ou ISS (atividades de serviço). Somente nos meses em que a segurada recebeu o benefício em que contemplou do primeiro ao último dia do mês, não será cobrado o INSS, somente o ISS e/ou INSS.

Qual a diferença entre salário-maternidade e licença maternidade?

A diferença entre salário-maternidade e licença-maternidade está no objetivo de cada um, ainda que se destinem a gestantes ou adotantes. O salário-maternidade é a remuneração durante o período de afastamento, assegurado pelo INSS, desde que o período de carência (10 meses de trabalho) seja obedecido.

Como é pago o salário-maternidade no INSS?

O salário-maternidade é pago pelo empregador, no caso das trabalhadoras com carteira assinada, ou pelo INSS, para quem contribui por conta própria.

Postagens relacionadas: