Estou desempregada tenho direito ao auxílio maternidade?

Índice

Estou desempregada tenho direito ao auxílio maternidade?

Estou desempregada tenho direito ao auxílio maternidade?

Para as desempregadas são necessários ao menos 10 meses de contribuição ao INSS antes de solicitar o benefício. Chama-se “qualidade de segurado” que significa dizer que é necessário estar contribuindo ou se enquadrar dentro de um prazo que garante o direito ao benefício.

Quem tem direito ao benefício de auxílio maternidade?

Quem tem direito a receber o benefício de auxílio maternidade são: empregadas em regime CLT, trabalhadoras avulsas*, empregadas domésticas, seguradas em condições especiais**, contribuintes individuais ou facultativas*** e mulheres desempregadas, mães ou adotantes que precisaram parar de trabalhar para cuidar da criança.

Como dar entrada no auxílio maternidade?

No site do INSS, estão listados os passos para dar entrada no auxílio maternidade: Acesse o portal do INSS; Entre com seu login e senha, casa não tenha, realize o cadastro; Você terá que responder algumas perguntas conforme suas informações nos registros do INSS; Busque o tópico “Salário Maternidade Urbano” e siga os passos até finalizar ...

Qual o período de graça do auxílio maternidade para desempregadas?

No caso de auxílio maternidade para desempregadas, o período de graça é de 12 meses a contar da última contribuição feita ao INSS. Salário Maternidade negado?

Como solicitar o auxílio maternidade no INSS?

Todos os adotantes: devem fazer o pedido do auxílio maternidade, a partir de 28 dias antes do parto no INSS. Desempregadas e demais seguradas: devem dar entrada no benefício através do INSS a partir da ocorrência do aborto. Busque o tópico “Salário Maternidade Urbano” e siga os passos até finalizar a solicitação do benefício.

Postagens relacionadas: