Como saber se tenho direito a auxílio maternidade?

Índice

Como saber se tenho direito a auxílio maternidade?

Como saber se tenho direito a auxílio maternidade?

Para isso, basta avisar a área de Recursos Humanos até 28 dias antes do parte, com atestado médico. Ou, quando o bebê nascer, com a apresentação da certidão de nascimento ou de natimorto. As trabalhadoras MEI ou empregadas domésticas devem pedir o auxílio maternidade direto para o INSS.

O que fazer quando está desempregada e grávida?

Uma vez segurada, desempregada, a mulher tem direito ao auxílio maternidade e deve adotar o seguinte procedimento: procurar a agência do INSS, pelo telefone 135 ou pelo site (www.previdência.gov.br) e conseguir um agendamento.

Qual o valor do auxílio maternidade para desempregada?

Qual o valor do auxílio maternidade para desempregada? O valor do salário maternidade das desempregadas é igual à media dos últimos 12 salários de contribuição ao INSS. Para entender melhor como é feito o cálculo do auxílio maternidade, consulte o site do INSS neste link.

Quando você tem direito ao auxilio maternidade?

Se antes do bebê nascer você trabalhou com carteira assinada você tem direito ao auxilio maternidade. As mulheres desempregadas têm direito ao salário-maternidade desde que tenham trabalhado algum período antes do nascimento da criança. E para ter direito não pode ter passado mais do que 14 meses e meio entre a rescisão e o nascimento ...

Como é feito o cálculo do auxílio maternidade?

Para entender melhor como é feito o cálculo do auxílio maternidade, consulte o site do INSS neste link. Contudo, ressaltamos que o salário maternidade nunca poderá ser menor ao piso do INSS (salário mínimo). Portanto, em 2020 é interessante você saber que o salário mínimo aprovado é de R$ 1.045.

Qual é o benefício maternidade para desempregadas?

O auxílio maternidade para desempregadas é um benefício pago pelo INSS às mamães sem emprego na data do parto ou adoção, desde que estas mulheres estejam no período de graça e tenham cumprido a carência mínima de 10 contribuições ao INSS.

Postagens relacionadas: