Como identificar embotamento afetivo?
![Como identificar embotamento afetivo?](https://i.ytimg.com/vi/mVCF8zyOJas/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDxJITOiKdJc981Rbwxpe03aORnMw)
Como identificar embotamento afetivo?
Os prejuízos do embotamento emocional
- isolamento;
- pessimismo;
- sentimento de vazio constante;
- falta de sentido para vida (desrealização);
- não se permitir desenvolver relações autênticas e restauradoras;
- embora não sinta a dor, também não sente prazer e alegria genuínos;
- crença de que somos insensíveis, frios, egoístas;
O que causa o embotamento afetivo?
O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia. Porém, também acomete pessoas que sofreram situações traumáticas ou extremas, como catástrofes, assaltos, violências físicas e psicológicas ou experiência de quase morte.
O que é distanciamento afetivo?
A sensação de distanciamento afetivo, de se sentir pouco afetado pelos eventos bons ou ruins que ocorrem, sensação de não sentir o mesmo carinho por entes queridos e até mesmo de não conseguir se conectar em algo maior (muitos pacientes falam que perderam a fé) , quando ocorre na depressão, chamamos de hipoestesia ...
Qual a diferença entre anedonia e apatia?
Anedonia é uma incapacidade em sentir prazer nas coisas; o embotamento afetivo é incapacidade de expressar sentimentos (alegria, tristeza, etc) e a apatia é a incapacidade de sentir emoção e desinteresse pelas coisas.
O que é embotamento volitivo?
Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. É comum ocorrer na esquizofrenia e em outras doenças psiquiátricas.
O que significa ambivalência afetiva?
A definição de ambivalência afetiva é a existência de sentimentos opostos, como amor e ódio, em relação a uma mesma pessoa ou situação.
Como ser afetuoso respeitando o distanciamento?
Portanto, promova muitos momentos de conversa entre a turma, principalmente em momentos em que elas queiram contar o que fizeram durante a quarentena e como se sentiram. Para se comunicar com clareza e de modo afetuoso, o professor precisa se atentar ao seu tom de voz e palavras escolhidas para expressar o que deseja.