O que é incompetência istmo cervical?
![O que é incompetência istmo cervical?](https://i.ytimg.com/vi/0x-F3Dx3Sec/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAPIfrgNwzdSTPK0XsGtH8AH7JXHg)
O que é incompetência istmo cervical?
A insuficiência cervical (anteriormente denominada incompetência cervical) é a dilatação cervical sem dor, resultando em parto de um feto vivo no 2º trimestre.
Como tratar istmo cervical?
O tratamento da IIC preconizado pela maioria dos autores é a circlagem por via vaginal. Ela deve ser realizada preferencialmente ao redor da 14ª semana da gravidez, ocasião em que ainda não aconteceram modificações cervicais e já se ultrapassou o período em que ocorrem os abortos precoces, de outras causas4,5,9.
O que causa a IIC?
O que causa a insuficiência istmo-cervical (IIC)? Procedimento cirúrgico no colo uterino anterior à gravidez. Dano causado por um parto complicado. Malformação de nascimento do cérvix. Trauma produzido pela dilatação ou curetagem em caso de aborto espontâneo ou pela sua indução.
Como Prevenir a insuficiência do colo cervical?
Como prevenir a insuficiência de colo do útero? Como vimos, o principal indício de insuficiência cervical é o histórico de dilatação do colo uterino sem sentir dor. Por isso, dizemos que a insuficiência istmo cervical é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.
O que comprova o diagnóstico da insuficiência cervical?
O que comprova o diagnóstico? O diagnóstico da insuficiência istmo cervical pode ser feito quando a mulher já está grávida ou quando tem apenas suspeitas. Quando a mulher não está grávida, o diagnóstico pode ser feito por meio de uma anamnese sobre as perdas gestacionais anteriores, além do teste da vela 8 e histerosalpingografia .
Qual a melhor forma de tratar o Colo cervical?
Outra forma de tratar o problema é por meio de um procedimento cirúrgico. Outro tratamento possível é a cerclagem, que consiste em uma cirurgia que ajuda a manter o colo do útero fechado. Essa técnica é recomendada no início da gestação, em mulheres que já possuem um diagnóstico prévio de insuficiência istmo cervical.