Como lidar com a síndrome do impostor?

Índice

Como lidar com a síndrome do impostor?

Como lidar com a síndrome do impostor?

17 dicas úteis para lidar com a Síndrome do Impostor

  1. Não compare o seu interior com o exterior de outra pessoa. ...
  2. Aceite que você não está 100% qualificado para estar onde você está — e tudo bem. ...
  3. Adote uma postura de poder. ...
  4. Mantenha um arquivo ou uma lista de coisas boas que as pessoas disseram sobre você e seu trabalho.

Como evitar síndrome do impostor?

A melhor maneira de perder esse sentimento é dar pequenos passos até realizar alguma atividade. Se algo der errado, encare e aperfeiçoe o processo. Mas não disfarce a procrastinação. Encare suas responsabilidades.

Por que as pessoas sofrem com a síndrome do impostor?

É comum que as pessoas com a síndrome do impostor estejam sempre fugindo de momentos em que podem ser avaliadas ou criticadas. A escolha de tarefas e profissões são, muitas vezes, baseadas naquelas em que serão menos perceptíveis, evitando ser alvo de avaliações.

Quais são as características da síndrome de Impostora?

O medo constante em ser desmascarada leva a pessoa com síndrome de impostora a obedecer alguns mecanismos de defesa. Por meio disso ela vai conseguir lidar com a sua insegurança, embora sejam meios tóxicos à sua rotina comum. Em geral, cinco características se sobressaem nesse problema, como:

Por que a pessoa com síndrome do impostor sofre com ansiedade e depressão?

Além disso, a pessoa com síndrome do impostor passa por períodos de muito estresse e ansiedade por achar que, a qualquer momento, pessoas mais capacitadas irão substituí-la ou desmascará-la. Assim, é muito comum que essas pessoas desenvolvam sintomas de ansiedade e depressão.

Por que esta síndrome é muito comum em pessoas?

Esta síndrome é muito comum em pessoas que têm profissões competitivas, como atletas, artistas e empresários ou em profissões nas quais as pessoas são avaliadas e testadas a todo momento, como nas áreas da saúde e do ensino, e costuma atingir as pessoas mais inseguras e que internalizam críticas e falhas.

Postagens relacionadas: