Quem precisa emitir DARF?
Quem precisa emitir DARF?
Precisa emitir um DARF quem tem tributos federais para pagar. É o caso, por exemplo, de quem possui imóveis alugados — a renda vinda dos aluguéis está sujeita a Imposto de Renda. No caso dos investidores, quem negocia na bolsa de valores também pode ter de emitir mensalmente um DARF para quitar o imposto devido.
Qual o prazo de pagamento do DARF?
Se o negócio não se enquadra em nenhuma situação de isenção, como valor de venda inferior a R$ 440 mil, nem você pretende comprar outro imóvel no prazo de seis meses após a venda, o pagamento do Darf deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte à venda.
Como é realizado o pagamento de imposto de renda por meio de DARF?
Esse pagamento é realizado por meio de um DARF. Atenção: é importante saber que nem todos os investimentos exigem o pagamento de Imposto de Renda por meio de DARF. No caso das aplicações de renda fixa, por exemplo, o tributo é recolhido na fonte.
Por que o DARF é obrigatório?
DARF é o documento utilizado pela Receita Federal para arrecadar tributos de operações financeiras. Isso quer dizer que a sua utilização é obrigatória para qualquer pessoa ou empresa. O DARF reúne em uma única guia todos os impostos que são cobrados pelos órgãos, facilitando a sua rotina tributária.
Quais são os impostos cobrados pelo DARF?
O DARF reúne em uma única guia todos os impostos que são cobrados pelos órgãos, facilitando a sua rotina tributária. Alguns de seus principais exemplos são: Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).