Como identificar retração gengival?

Índice

Como identificar retração gengival?

Como identificar retração gengival?

Veja alguns:

  1. Sangramento da gengiva. Se a gengiva sangra com facilidade, seja na escovação ou na hora de passar o fio dental, é bom ligar o sinal de alerta e avaliar a condição da gengiva.
  2. Raiz exposta. ...
  3. Mau hálito. ...
  4. Sensibilidade excessiva. ...
  5. Bolsas gengivais.

O que fazer quando se tem retração gengival?

Retração gengival - como prevenir?

  • Escovar os dentes e utilizar o fio dentário de forma correta. ...
  • Escovar sempre os dentes antes de se deitar, mesmo que já os tenha escovado após as refeições;
  • Utilizar gel e/ou elixir oral com agentes antimicrobianos ou antisséticos para controlo das bactérias;

O que causa retração da gengiva?

Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.

Quais são os sintomas da retração gengival?

Para além de se observar um encolhimento da gengiva que expõe mais o dente e torna a base mais amarelada, os sintomas da retração gengival podem também incluir sangramento das gengivas após escovar os dentes ou utilizar do fio dental, aumento da sensibilidade dentária, gengivas mais vermelhas, mau hálito, dor nos dentes e nas gengivas e ...

Como ir ao dentista regularmente para prevenir a retração gengival?

É importante ir ao dentista regularmente de forma a detetar os primeiros sinais de retração gengival de forma a prevenir a sua evolução.

Quais os tratamentos para a recessão gengival?

Existem vários tratamentos para a recessão gengival incluindo: Em caso de recessão gengival, o seu dentista pode sugerir raspagem e alisamento radicular. Este é um procedimento de duas fases, pelo que poderá ser necessária mais do que uma visita ao médico dentista.

Será que as gengivas estão retraídas?

A resposta simples é não. Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer. Contudo, mesmo que a recessão gengival não possa ser revertida existem tratamentos que podem ajudar a prevenir o agravamento do problema.

Postagens relacionadas: