O que são alimentos processados e Ultraprocessados?
O que são alimentos processados e Ultraprocessados?
Alimentos ultraprocessados são produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão.
Qual a diferença entre alimentos processados e ultraprocessados?
O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, separa os alimentos em quatro categorias diferentes: Para que você entenda bem a diferença entre o que são alimentos processados e ultraprocessados, bem como o conceito de ingredientes culinários e alimentos minimamente processados, explicaremos todas essas categorias a seguir.
Quais são os alimentos minimamente processados?
Já os alimentos minimamente processados, são alimentos in natura que – antes de seu consumo – foram submetidos a alterações mínimas. Vou explicar melhor o porquê desse tipo de processamento através do exemplo do leite.
Quais ingredientes são extraídos de alimentos in natura?
Esses ingredientes são produtos extraídos de alimentos in natura ou minimamente processados através da prensagem, moagem, trituração, pulverização e refino. Uma característica comum a esses produtos é que podem ser estocados por mais tempo comparados a alguns minimamente processados. Manteiga, a derivada do leite (não confunda com margarina!)
Por que o leite é processado?
Por causa do processo de pasteurização a que é submetido, ele passa a ser o que se entende como alimento minimamente processado. Até quando o leite é fermentado e dá origem ao iogurte natural, também temos um alimento minimamente processado, pois são as bactérias as responsáveis por esse processo – e não a adição de outros ingredientes.