Quais fundos têm Come-cotas?

Índice

Quais fundos têm Come-cotas?

Quais fundos têm Come-cotas?

O come-cotas incide sobre fundos de renda fixa (como os do tipo DI), multimercados, crédito privado, cambiais e ouro sempre nos últimos dias úteis de maio e novembro.

Como se livrar do Come-cotas?

Um boa opção para escapar do come-cotas e aproveitar o que os fundos de investimento têm de melhor é investir em fundos de ações.

Como são tributados os fundos de investimentos?

Assim como várias modalidades de investimentos disponíveis no mercado financeiro, os Fundos de Investimento estão sujeitos à tributação. Os dois principais impostos são o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ambos incidem sobre os rendimentos e são recolhidos na fonte.

Qual é a lei do Come-cotas?

Como já explicamos, todo investimento sofre uma tributação de Imposto de Renda, que incide sobre o ganho de capital. ... Contudo, em 2004 uma medida provisória convertida na Lei 11.892 criou o mecanismo do Come Cotas, ao estabelecer a incidência do imposto de renda na forma semestral, antes do resgate.

Como funciona o sistema Come-cotas?

Como funciona o come-cotas O funcionamento do come-cotas é simples e não depende da interferência do investidor. Automaticamente, a cada seis meses, no fim de maio e no fim de novembro, ocorre uma redução no número de cotas que equivale ao percentual do Imposto de Renda cobrado sobre os rendimentos.

Como investir em fundos?

Também faremos comparações entre investir em fundos, fazer investimentos isentos de IR (imposto de renda) ou que pagam IR apenas no vencimento e resgate antecipado como CDB, LCI, LCA, títulos públicos, etc.

Quais são os tipos de Come-cotas?

No entanto, não são todos os tipos de fundos que possuem come-cotas. Alguns fundos, como os de ações, são isentos de come-cotas. Neste caso, o imposto ocorre somente no resgate do investimento, correspondendo à 15% dos rendimentos.

Por que os fundos de investimento imobiliário com cotas negociadas em bolsa?

Os fundos de investimento imobiliário com cotas negociadas em bolsa também têm uma forma de tributação diversa. Além de não estarem sujeitos ao come-cotas, eles não oferecem a possibilidade de resgate, por se tratarem de fundos fechados.

Qual a alíquota dos fundos de longo prazo?

Dessa forma, nos fundos de curto prazo a alíquota tem duas faixas: 22,5% para investimentos de até 180 dias e 20% para investimentos acima disso. Já os fundos de longo prazo contam com outras duas faixas de cobrança, para os períodos maiores. Neles, quem deixa o dinheiro investido entre 3 dias precisa arcar com uma alíquota de 17,5%.

Postagens relacionadas: