Quando um resistor está em curto?
Índice
- Quando um resistor está em curto?
- Como se provoca um curto-circuito?
- Qual a diferença entre a ligação em paralelo e ligação em série?
- Como inspecionar o resistor?
- Como identificar um curto-circuito?
- Como reduzir a corrente de curto-circuito com fios sem resistência?
- Qual o valor da corrente elétrica em cada resistor?
Quando um resistor está em curto?
Curto-Circuito Se, num circuito elétrico, os terminais de um resistor forem ligados por um fio condutor de resistência elétrica desprezível, a d.d.p nos terminais desse resistor torna-se nula. Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica.
Como se provoca um curto-circuito?
Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, fios desencapados e ligações não realizadas corretamente também podem ocasionar esse problema. Essas situações ocorrem na maioria das vezes por desatenção, falta de informação sobre o assunto e pela falta de manutenção na rede elétrica.
Qual a diferença entre a ligação em paralelo e ligação em série?
Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.
Como inspecionar o resistor?
Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído. Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo.
Como identificar um curto-circuito?
Um exemplo prático é quando se coloca um fio metálico em uma tomada: o resultado é um curto-circuito que pode tanto gerar faíscas, estrondo e até explosões caso a carga seja de um nível muito alto. Como identificar um curto-circuito? Na figura abaixo, as duas resistências estão em paralelo.
Como reduzir a corrente de curto-circuito com fios sem resistência?
Dependendo da bateria, a corrente de curto-circuito pode ser tão alta que acabe por derreter, por efeito Joule, o fio sem resistência e queimar a bateria em si! Quando estamos tratando de circuitos com fios sem resistência, a parte mais difícil é tentar reduzir o circuito inteiro a um circuito de malha simples.
Qual o valor da corrente elétrica em cada resistor?
Já a corrente elétrica é proporcional à resistência em cada resistor. Se as duas resistências forem iguais, então a corrente elétrica será igual nos dois resistores. Mas se diminuirmos o valor da resistência em R1, haverá um aumento na corrente elétrica que passa por ele e também na corrente elétrica fornecida pela fonte.