O que caracteriza uma equação irracional?

Índice

O que caracteriza uma equação irracional?

O que caracteriza uma equação irracional?

A equação irracional é aquela na qual a incógnita está em um radicando. Como podemos notar, a incógnita x aparece no radicando, logo, se utilizarmos a equação escrita deste modo, nada poderemos fazer.

Qual é a equação irracional?

Equações irracionais são equações em que a variável se encontra interna ao radical. Ou seja, o “x” que geralmente procuramos buscar, está dentro da raiz. Quando essas equações aparecem para o(a) estudante, seja na hora da explicação ou até mesmo na hora da prova, surge uma certa preocupação por “não saber o que fazer”.

Como fazer a solução das equações irracionais?

Importante: para a solução das equações irracionais você só precisa se utilizar de dois passos básicos. O primeiro é elevar os dois lados de sua equação ao expoente equivalente a raiz e o segundo passo é fazer a verificação, para ter certeza que o resultado encontrado satisfaz a equação.

Como resolver as equações irracionais em R?

Resolva as equações irracionais em R e verifique se as raízes encontradas são verdadeiras. Resposta correta: x = 3. 1º passo: elevar os dois termos da equação ao quadrado, eliminar a raiz e resolver a equação. 2º passo: verificar se a solução é verdadeira. Resposta correta: x = – 3.

Como usar a equivalência no caso irracional?

De modo geral, para essa resolução, utilizamos o princípio da equivalência para “sairmos” do caso irracional e chegarmos a uma equação do primeiro ou segundo grau.

Postagens relacionadas: