O que é o modo indicativo exemplos?
O que é o modo indicativo exemplos?
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
Qual é o conceito do modo verbal indicativo?
O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.
Qual o significado do modo indicativo?
Primeiramente, vamos lembrar o significado do que quer dizer “modo indicativo”: é quando o falante tem a certeza de sua atitude; o fato é ou será uma realidade. O modo indicativo tem divisões e subdivisões nos casos do pretérito e do futuro. Observe: Presente Pretérito: perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito.
Qual o futuro do indicativo?
Futuro do presente. O futuro do presente do indicativo é empregado das seguintes maneiras: a) Indica ação posterior ao momento da enunciação; ação a ser realizada: Concluirei o curso de graduação no próximo ano. b) Em alguns contextos, pode indicar incerteza, dúvida, probabilidade: Ele terá 25 anos, no máximo.
Quais são os modos do verbo para indicar a atitude do falante?
Nesse sentido, chamam-se modos as formas que o verbo pode assumir para indicar a atitude do falante (certeza, dúvida, suposição etc.), a partir do conteúdo de seus enunciados. Ao verificarmos que o enunciado exprime um fato certo, positivo (com algumas exceções, como veremos), o verbo está empregado no modo indicativo.
Qual o modo de exprimir o verbo?
No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.