Como saber se uma função é sobrejetiva?

Índice

Como saber se uma função é sobrejetiva?

Como saber se uma função é sobrejetiva?

Para averiguar se a função é sobrejetiva, devemos verificar se Im(f)=CD(f). O Contradomínio é o conjunto B, devemos então determinar quais são as imagens da função f. Veja que de fato o conjunto Im(f) é igual ao conjunto B (contradomínio da função), sendo assim podemos afirmar que a função é sobrejetiva.

Como se calcula o contradomínio de uma função?

Dada a função f de A em B, definida como y = f(x), já sabemos que o conjunto B é chamado contradomínio. A definição de função garante que cada elemento do domínio (conjunto A) é relacionado a um único elemento do contradomínio (conjunto B).

O que significa função Sobrejetiva?

Uma função sobrejetora é aquela que possui imagem igual ao contradomínio, ou seja, em que todos os elementos do contradomínio estão relacionados a elementos do domínio. Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro.

Quando é que uma função e injetora?

Um função é injetiva quando os valores de x dentro do conjunto A são diferentes e as imagens do contradomínio (conjunto B) também. Caso os valores do domínio e das imagens do contradomínio sejam iguais a função é injetora.

Postagens relacionadas: