Quando uma empresa é lucro real ou presumido?

Índice

Quando uma empresa é lucro real ou presumido?

Quando uma empresa é lucro real ou presumido?

No Lucro Real a base de cálculo é o lucro efetivo obtido durante o período – calculado por meio de uma subtração de receitas e despesas. Já no Lucro Presumido esse lucro é obtido de forma presumida – com a determinação de uma porcentagem aplicada sobre o faturamento.

Quais os tipos de enquadramento tributário?

Quais os regimes tributários e seus enquadramentos no Brasil?

  1. Simples Nacional. O objetivo do Simples Nacional é simplificar o recolhimento dos impostos para micro e pequenas empresas. ...
  2. Lucro real. ...
  3. Lucro Presumido.

Onde ver a inscrição estadual do MEI?

Para consultar se possui a Inscrição Estadual, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Receita Federal, na página de “Emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral”;
  2. Colocar o CNPJ da sua MEI;
  3. Selecionar “Consultar”;
  4. O número, caso haja o registro, aparecerá na tela.

Qual o lucro real de uma empresa?

O Lucro Real é o Regime obrigatório para empresas que faturam até R$78 milhões por ano ou por conta do tipo de atividade exercida. É um dos Regimes mais justos, pois se baseia nos resultados ocorridos, ou seja, nos reais valores que a Empresa dispõe anualmente. Considera-se lucro real, todo o valor considerado lucro, após os descontos dos gastos.

Qual a diferença entre lucro presumido e Lucro Real?

No entanto, para todas as outras companhias, a opção fica entre o modelo de lucro presumido e de lucro real. A maioria dos empreendedores, no entanto, não conhece o que distingue esses dois regimes de tributação.

Qual a alíquota do Lucro Presumido?

Para a área da saúde, empresas prestadoras de serviços médicos e de saúde, essa alíquota fica em torno de 11,33% de tributos federais sobre o faturamento somados ao ISS. Os impostos de uma empresa enquadrada no Lucro Presumido são pagos a partir de uma previsão dos ganhos dessa empresa.

Qual a base de cálculo do Lucro Presumido?

E caso haja a extinção da pessoa jurídica, a apuração do imposto deve ser feita antes do encerramento ou liquidação. O Lucro Presumido é basicamente uma fórmula de tributação simplificada para determinar a base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) .

Postagens relacionadas: