Quando usar hífen em palavras compostas?
Quando usar hífen em palavras compostas?
- Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. ...
- Usa-se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. ...
- Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Como saber se uma palavra tem hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O quê hífen e exemplos?
Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.
Como saber que as palavras são compostas?
Ou seja: simplesmente saber que palavras como "economia" são compostas não passa de mera curiosidade para a maioria das pessoas. Nesse caso, o importante mesmo é identificar suas raízes, conhecê-las e saber manipulá-las; e muitos o fazem sem perceber ou classificar as palavras assim compostas como efetivamente "compostas".
Quais são as substâncias compostas?
Duas substâncias simples (N 2 e H 2) reagem e formam uma substância composta (NH 3). Um cátion (Na + ) e um ânion (Cl - ) reagem e formam uma substância composta (NaCl). Veja também: Íon, Cátion e Ânion
Que substâncias poderiam ser decompostas?
Cientistas observaram que nem todas as substâncias poderiam ser decompostas e, por isso, utilizaram essa observação para determinar se as substâncias puras eram simples ou compostas. Para eles, as substâncias compostas se dividiam dando origem a novas substâncias, enquanto que substâncias simples não sofriam decomposição.