Que tipo de exame pode detectar a cirrose?
Que tipo de exame pode detectar a cirrose?
Diagnóstico
- Testes hepáticos, testes de coagulação, hemograma completo e testes sorológicos para causas virais.
- Às vezes, a biópsia (p. ...
- Algumas vezes, elastografia por ultrassom ou elastografia por ressonância magnética.
O que pode causar cirrose alcoólica?
Quando o álcool é metabolizado no fígado, ele produz substâncias altamente tóxicas. Estas substâncias podem causar inflamação no fígado, um quadro conhecido como hepatite alcoólica. Se essa inflamação persistir cronicamente, surgem cicatrizes no órgão (fibrose).
Como fazer o diagnóstico de cirrose?
Diagnóstico e Exames Diagnóstico de Cirrose O diagnóstico de cirrose combina avaliação médica, realização de exames laboratoriais e de exames de imagem, como o ultra-som. Em alguns casos, é necessária a realização de biópsia das células do fígado, para avaliar também o desenvolvimento de um possível câncer.
Quais são os sintomas da cirrose?
Cirrose é um processo irreversível que atinge o fígado e que pode ser fatal. ... Sintomas . Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, ...
Como evitar a reversão da cirrose?
A reversão da cirrose ainda não se mostrou viável. O tratamento consiste em medidas para evitar o avanço do problema. A cura da cirrose, atualmente, só é possível a partir do transplante de fígado. No que se refere à dieta, é indicado evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha.
Qual o plano terapêutico para a cirrose?
Frequentemente é necessário realizar uma biópsia para avaliar o tecido com um microscópio. O objetivo é impedir que a cirrose se alastre e se agrave. O fundamental no plano terapêutico é identificar a causa do problema e cortar a agressão — seja o vírus da hepatite, seja a ingestão de álcool, seja a presença de gordura, a esteatose hepática.