O que é livramento condicional e quais seus requisitos?

Índice

O que é livramento condicional e quais seus requisitos?

O que é livramento condicional e quais seus requisitos?

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 1 da LEP.

Como é a liberdade condicional?

A liberdade condicional ou livramento condicional, nada mais é que um benefício concedido ao condenado a pena privativa de liberdade com pena igual ou superior a 2 anos. ... A concessão desse benefício sempre ocorrerá durante o cumprimento da pena e será concedido pelo juiz da execução penal.

Como fazer uma remição de pena?

Para que a remição seja computada, é necessário que seja declarada por decisão do juiz responsável pela execução penal, depois de ouvido o Ministério Público e a defesa. O preso pode perder até 1/3 do tempo remido em caso de prática de falta grave.

Quais são os requisitos objetivos e subjetivos para a concessão do livramento condicional?

Requisitos subjetivos:

  • Comportamento carcerário satisfatório. ...
  • Bom desempenho em trabalho atribuído. ...
  • Aptidão para prover a própria subsistência mediante trabalho honesto.
  • Constatação de condições pessoais que façam presumir que o preso não voltará a delinquir.

Qual juiz concede livramento condicional?

131- O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presente os requisitos do art. 83, inciso e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e o Conselho Penitenciário. Art.

Quando é concedida a liberdade condicional?

A liberdade condicional pode ser concedida quando estiver cumprida metade da pena, no mínimo de 6 meses, se houver razões para crer que o condenado não praticará crimes e a libertação não ameaçará a paz social.

Qual a pena para a concessão da liberdade condicional?

Para a concessão da liberdade condicional a sentença deve ter sido privativa de liberdade com pena igual ou superior a 2 anos. Devendo o condenado estar cumprindo a pena em quaisquer dos regimes, quais sejam, o regime fechado, semiaberto ou aberto. Havendo a necessidade de ter cumprido:

Quando a liberdade condicional é revogada?

A Liberdade condicional é revogada sempre que o libertado condicionalmente cometer outro crime da mesma natureza daquele por que foi condenado ou qualquer crime doloso pelo qual venha a sofrer pena privativa de liberdade, a liberdade condicional será revogada.

Como é o livramento condicional?

Como consta na imagem acima, o livramento condicional é a devolução antecipada da liberdade ao sentenciado, isto é, é uma etapa de preparação para a soltura plena, consistindo em um importante instrumento de ressocialização.

Postagens relacionadas: