Qual o exame de sangue para detectar lúpus?

Índice

Qual o exame de sangue para detectar lúpus?

Qual o exame de sangue para detectar lúpus?

Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Os principais exames recomendados são hemograma e exame FAN, que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.

O que o lúpus causa na pessoa?

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

Quais são os tipos de lúpus que existe?

Há dois tipos principais: o lúpus cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos.

Qual a informação necessária para o diagnóstico de lúpus?

Os exames pedidos pelo médico completam as informações necessárias para determinar o diagnóstico, caso se trate de lúpus. Nesses casos, as alterações que indicam a doença são: Diminuição do número de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, no exame de sangue; Presença de anticorpos anti-nucleares acima do normal no exame de sangue.

Quais são os sintomas do lúpus?

Manchas vermelhas na pele, em formato de borboleta no rosto, febre, dor nas articulações e cansaço são sintomas que podem indicar lúpus. O lúpus é uma doença que pode se manifestar a qualquer momento e depois da primeira crise, os sintomas podem se manifestar de tempos em tempos e por isso o tratamento deve ser mantido por toda vida.

Qual o número de pessoas com lúpus no Brasil?

Lúpus no Brasil. No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Como manter o controle do lúpus?

“É necessário manter o controle médico de forma contínua com o uso de um ou mais medicamentos, para a maioria das pessoas portadoras de lúpus, que ajudam a manter a doença sob controle”, acrescenta o especialista. 2. Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune.

Postagens relacionadas: