Qual alteração no exame de sangue detecta linfoma?

Índice

Qual alteração no exame de sangue detecta linfoma?

Qual alteração no exame de sangue detecta linfoma?

O hemograma só se altera no linfoma quando a doença infiltra a medula óssea (ou seja, estadios mais altos, mais observados em linfomas indolentes, de crescimento lento). Neste caso, se observará linfocitose (aumento dos linfócitos) e redução de uma ou mais linhagens mielóides (anemia, neutropenia e plaquetopenia).

Onde surge o linfoma?

No momento em que uma célula normal do sistema linfático se transforma, crescendo de maneira desordenada e disseminando-se pelo organismo, surge o linfoma, caracterizado como o câncer que começa nos linfócitos do sistema linfático. É comum que esses cânceres se formem primeiramente nos gânglios linfáticos.

Como fazer o diagnóstico dos dois tipos de linfoma?

O diagnóstico dos dois tipos de linfoma é feito através de exames de sangue, exames de imagem e biópsia de medula óssea e o tratamento é baseado, principalmente, na realização de quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

Como se trata o linfoma?

O linfoma é uma doença maligna, mas que pode ter cura. Reconhecer os sintomas é o primeiro passo para o diagnóstico da doença e para o início do tratamento.

Quais são os resultados de ter um linfoma?

Ter um linfoma não é uma sentença de morte, e os resultados obtidos hoje são claramente melhores do que no passado. No linfoma de Hodgkin, podemos esperar curas em 75 a 90% dos casos; nos linfomas não Hodgkin, em 50 a 70% dos casos obtemos controlo prolongado ou cura da doença.

Por que o linfoma é mais comum em crianças?

Em geral, o linfoma é mais comum em adultos do que em crianças, sendo que, algumas pessoas podem ter maior risco de desenvolver a doença, como aquelas que têm histórico familiar de linfoma, que têm alguma doença que provoca imunidade baixa ou que foram infectadas por certos vírus como HIV, Epstein-Barr ou HTLV-1.

Postagens relacionadas: