Como descobrir se uma sequência e uma PA ou uma PG?
Como descobrir se uma sequência e uma PA ou uma PG?
A progressão aritmética – PA é uma sequência de valores que apresenta uma diferença constante entre números consecutivos.
- A progressão geométrica – PG apresenta números com o mesmo quociente na divisão de dois termos consecutivos. ...
- r é a razão da PA; ...
- an = a1 + (n – 1) r.
Como descobrir se é uma PG?
PG ou progressão geométrica é uma sequência numérica onde os termos a partir do segundo são obtidos multiplicados por uma constante q que chamamos de razão. Para encontrarmos a razão de uma PG basta dividirmos um número pelo seu antecessor.
Qual é a razão de uma PG em que a 4 e a 4000?
r) A razão dessa P.G. é 10.
Qual a razão da PG 4?
Resposta: A razão da progressão geométrica é 4. Explicação passo-a-passo: Como as progressões geométricas são dadas por multiplicações, basta dividirmos o segundo termo pelo primeiro ou um termo x pelo seu antecessor.
Por que a PG é diferente da PA?
A progressão geométrica (PG) não é muito diferente da PA. A ideia é a mesma: uma sequência numérica que tem uma lógica. Agora, no caso da PG, a razão (na PG, ela é identificada por q ) não é somada ao termo anterior, mas multiplicada.
Qual a fórmula utilizada para a PG?
Progressão Geométrica (PG) Progressão Geométrica (PG) pode-se definir como uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, pode ser determinado através da multiplicação do termo anterior por uma razão q. A fórmula utilizada para a determinação dos termos de uma PG é: a n = a 1. q n – 1. a n = n-ésimo termo da ...
Quais são as sequências numéricas?
A Progressão Aritmética (PA) é a sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é determinado pela soma do termo antecessor por uma constante r, chamada de razão. Utiliza-se a seguinte fórmula para determinar os termos da sequência: an = n-ésimo termo da sequência (n-ésimo é o número que ou o que ocupa a posição n em uma sequência)
Como calcular a soma de uma PG infinita?
Caso a soma pedida seja de uma PG infinita a fórmula utilizada é: Para determinar o termo médio ou central de uma PG com um número ímpar de termos calculamos a média geométrica com o primeiro e último termo (a 1 e a n ): Dada a PG (1, 3, 9, 27 e 81) determine a razão, o termo médio e a soma dos termos.