Como descobrir se você tem desvio de septo?
Como descobrir se você tem desvio de septo?
O diagnóstico do desvio de septo é feito na consulta com o médico otorrinolaringologista. Através de exames, nomeadamente com videoendoscopia nasal, é possível diagnosticar e mostrar ao paciente o desvio do septo, assim como a diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar.
O que o desvio do septo nasal pode causar?
Um pequeno desvio não costuma causar sintomas. Contudo, se o desvio for grave, pode obstruir um lado do nariz, causando congestão nasal e tornando a pessoa propensa à inflamação dos seios paranasais (sinusite ), principalmente se o septo desviado obstruir a drenagem de um seio até a cavidade nasal.
Como é possível diagnosticar o desvio do septo?
Através de exames, nomeadamente com videoendoscopia nasal, é possível diagnosticar e mostrar ao paciente o desvio do septo, assim como a diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar. Outro meio auxiliar de diagnóstico em termos de caracterização do desvio é a Tomografia computorizada (TC) dos seios perinasais.
Quando ocorre o desvio de septo?
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. O problema só requer atenção quando interfere na respiração. Saiba mais.
Como saber se o desvio do septo é obstrutivo?
Para confirmar e avaliar se o desvio do septo é muito ou pouco obstrutivo, pode ser feito um exame que mede o fluxo de ar e a resistência da passagem do ar em cada narina em separado, que se chama Rinomanometria. Desvio de septo - sintomas. O principal sintoma é a obstrução e congestão nasal.
Como prevenir o desvio de septo?
Nessa idade, porém, é maior o risco de o desvio voltar. A correção do desvio de septo pode ser fundamental nas cirurgias estéticas, para melhorar o aspecto do nariz. O desvio do septo pode ocorrer em qualquer fase da vida. É preciso estar atento.