O que é a perda auditiva leve?
O que é a perda auditiva leve?
Quando se tem perda auditiva leve, existe uma dificuldade em compreender um tom de voz mais baixo ou distante, mas, em geral, consegue-se identificar os demais ruídos de um ambiente. Como esses sintomas são discretos, eles não despertam preocupação e, consequentemente, as pessoas não procuram acompanhamento médico.
Será que está perdendo a audição?
Um sinal que pode indicar que está perdendo audição é pedir frequentemente para repetir alguma informação, referindo muitas vezes "o quê?", por exemplo. A perda de audição é mais comum com o envelhecimento, ocorrendo frequentemente nos idosos, sendo que nestes casos, a diminuição da audição é conhecida por presbiacusia.
Qual o tratamento adequado para a perda da audição?
O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista. Alguns dos tratamentos para a diminuição da audição incluem, fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.
Como diagnosticar a perda auditiva?
A perda auditiva em adultos e crianças é diagnosticada por um profissional, como um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista e, é necessário realizar exames de audição, como audiograma, para identificar o grau da perda auditiva.
Como ocorre a perda de audição nos idosos?
A perda de audição é mais comum com o envelhecimento, ocorrendo frequentemente nos idosos, sendo que nestes casos, a diminuição da audição é conhecida por presbiacusia. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade, como no caso de otites frequentes ou ruído excessivo, por exemplo.