Como aplicar selante nos dentes?

Índice

Como aplicar selante nos dentes?

Como aplicar selante nos dentes?

Não há muito mistério em sua aplicação. Para começar, o especialista explica que o dentista deve realizar a profilaxia na região dos sulcos para, posteriormente, aplicar o ácido que vai correr microscopicamente a superfície do esmalte na área dos sulcos, permitindo que o selante penetre-os, vedando-os.

Qual selante usar em dente Deciduo?

O selante branco e o fluoretado (38,7% e 62,5%, respectivamente) foram os preferidos pelos odontopediatras. Para os dentes em erupção, o cimento de ionômero de vidro (CIV) foi indicado por 57,5% dos odontopediatras. O isolamento do campo operatório com rolos de algodão é o preferido (85,0% dos odontopediatras).

Quando deve ser usado o selante de Cicatriculas e fissuras?

Os selantes de cicatrículas e fissuras são um dos tratamentos preventivos mais eficazes, sendo considerados como uma contribuição para a saúde pública. São colocados em zonas que ainda não foram afetadas, mas em risco, devido à retenção de alimentos e biofilme dentário (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).

Quando usar selante em Odontopediatria?

Os dentistas tipicamente recomendam selantes como uma maneira de proteger os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária. Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos.

Quanto tempo dura o selante nos dentes?

A durabilidade do selante pode variar muito de um paciente para outro. Devido ao fato dos selantes serem compostos por um material resinoso, com o tempo ocorre o desgaste da sua superfície, expondo novamente os sulcos e fissuras dos dentes. Os selantes podem durar até um ano ou mais.

Como usar selante de Fossulas e fissuras?

Seque bem antes da aplicação do selante. A aplicação do material selante requer que as fóssulas e fissuras sejam preenchidas e o material colocado aproximadamente na metade do plano inclinado da crista da cúspide (Figura 22). Quaisquer bolhas devem ser quebradas antes da polimerização para evitar um defeito.

O que é um selante oclusal?

O que são selantes dentários? Selantes dentários são usualmente colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores – molares e pré-molares – para ajudar a protegê-los contra a cárie.

Quanto tempo dura o selante dental?

A durabilidade do selante pode variar muito de um paciente para outro. Devido ao fato dos selantes serem compostos por um material resinoso, com o tempo ocorre o desgaste da sua superfície, expondo novamente os sulcos e fissuras dos dentes. Os selantes podem durar até um ano ou mais.

Quando devemos indicar os selantes Ionoméricos?

Devemos considerar que a utilização dos cimentos ionoméricos como materiais seladores de fóssulas e fissuras deve-se ao fato de ter sua indicação para dentes em erupção e durante a maturação do esmalte.

Quais as vantagens na utilização do selante Ionomérico?

Selantes ionoméricos Características Vantagem: Liberação de flúor Desvantagem: Retenção inadequada Menor resistência ao desgaste e fratura.

Como colocar o selante dentário?

A colocação do selante dentário geralmente é indolor e não exige uso de broca ou medicamentos anestésicos. Primeiro, o dentista fará a limpeza da superfície do dente para remover placa e resíduos de alimentos com uma pasta profilática profissional e uma taça de borracha rotatória.

Como os vernizes ficam grudados sobre o dente?

Mas enquanto os vernizes fluoretados ficam em contato com o esmalte dental, ele começa a liberar fluoretos sobre o dente. Normalmente, eles ficam grudados por um período em torno de 24 horas. E é dessa forma que eles começam a produzir duas substâncias que são:

Como se forma o selante?

O selante forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal aumentando a resistência à cárie dentária devido às pequenas porções do material permanecerem no interior das cicatrículas e fissuras evitando, assim, o início do processo carioso.

Qual a diferença entre selante e esmalte condicionado?

O selante resino- so, de forma geral, apresenta superioridade em retenção e penetração nas microporosidades do esmalte condicionado e também apresentam diferentes matizes: transparente, opaca ou cro- matizada, sendo as duas últimas mais utiliza- das na clínica diária, devido à facilidade em sua visualização durante a aplicação11,16.

Postagens relacionadas: