O que é ativo ou passivo na contabilidade?

Índice

O que é ativo ou passivo na contabilidade?

O que é ativo ou passivo na contabilidade?

Um bom controle dessa parte do seu Balanço Patrimonial é essencial para que se mantenha a saúde financeira de qualquer negócio. O equilíbrio entre o ativo (bens, direitos e contas a receber) e o passivo (dívidas, despesas e obrigações financeiras) é o que demonstra se uma empresa está rentável ou não.

O que é ativo e passivo na contabilidade exemplos?

Os ativos são todos os bens de uma companhia, como os imóveis, os móveis, o dinheiro em caixa, o estoque de mercadoria e os direitos (dívidas a receber). Já os passivos são as obrigações, ou seja, as despesas da empresa que são as contas a pagar para os fornecedores, para o governo ou para o banco, por exemplo.

Quais são os exemplos de contas de ativo?

Alguns exemplos de contas de ativo são: estoques (de produtos acabados ou de matéria-prima), bens como máquinas, equipamentos e prédios ou ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber.

Como os pagamentos mensais são contabilizados como passivos?

Da mesma forma, um material adquirido como matéria-prima para a fabricação de algum produto entra na contabilidade como um ativo. Mas os pagamentos mensais realizados de forma parcelada aos fornecedores são contabilizados como passivos.

Será que a conta do ativo deve ser debitada?

Por exemplo, ao realizar a compra de matéria-prima, uma conta do ativo deve ser debitada, já que a conta de estoque do ativo é uma conta com natureza devedora.

Quais são os ativos e os passivos de uma empresa?

Os Ativos e Passivos são números fundamentais para a contabilidade de uma empresa, além de também serem úteis no gerenciamento da organização. Isso porque refletem a sua situação patrimonial e ajudam nas análises financeiras atuais e futuras.

Postagens relacionadas: