Como diferenciar sulco pigmentado e cárie?

Índice

Como diferenciar sulco pigmentado e cárie?

Como diferenciar sulco pigmentado e cárie?

A cárie é uma doença multifatorial causada pela bactéria Streptococus mutans que provoca a desmineralização dos dentes, enquanto que o sulco pigmentado (selamento biológico) é a remineralização do dente. A cárie pode ser prevenida, controlada, e até mesmo revertida.

O que é sulco pigmentado nos dentes?

Sulco pigmentado é um dos acometimentos tratados pela Fórmula Odonto. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo clínico é o diagnóstico de lesões iniciais de cárie, principalmente em virtude da anatomia oclusal dos dentes posteriores.

Como tirar suco escurecido do dente?

Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira ou molde de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.

O que é o selamento biológico?

O selamento biológico é definido como base de sulcos ou fossas que apresentam-se com uma massa amorfa de material com pouca bactéria e com mineralização progressiva (GALIL; GWINNETT, 1975).

O que são sulcos nos dentes?

O que são os sulcos dentais? Aqueles pontinhos mais escuros que você enxerga sobre o dente e muito se assemelha ao início de uma cárie, às vezes não é. Os dentes possuem sulcos que de vez em quando facilitam a retenção de alimentos.

Como o cigarro pigmenta os sulcos dentários?

Esses corantes podem pigmentar (“pintar”) os sulcos dentários, deixando-os mais escuros. E essas regiões são as mais afetadas justamente porque os resíduos alimentares permanecem ali por mais tempo, presos no “labirinto”. Ah, o cigarro também favorece bastante o aparecimento dessas regiões escurecidas!

Por que as cáries são difíceis de detectar?

Isso acontece porque os sulcos, fóssulas e fissuras, além de se pigmentarem mais facilmente, são os locais mais propensos a desenvolverem cáries. E algumas cáries se encontram em um estágio “sub-clínico”, ou seja, difíceis de serem detectadas num exame clínico convencional.

Será que um dente é cárie?

Há um “consenso” popular de que qualquer ponto ou região escura de um dente é cárie, mas nem sempre isso é verdade. Nossos dentes têm anatomias próprias, e existem regiões deles que são mais profundas. Dependendo do dente, os sisos por exemplo, essas regiões são bem abundantes e transformam a superfície dentária num verdadeiro labirinto.

Postagens relacionadas: