O que é objeto exemplos?
O que é objeto exemplos?
O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: ... Você conhece o José? (o José = objeto direto)
O que é objeto direto e indiretos?
Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma: Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
Qual o objeto direto e o objeto indireto?
O objeto direto e o objeto indireto fazem parte dos complementos verbais das frases, completando o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos que, sozinhos, possuem significado incompleto. Objeto direto. O objeto direto completa o sentido de um verbo transitivo direto, sem a presença obrigatória de uma preposição.
Qual a diferença entre objeto indireto e adverbial?
Para que não haja confusão entre o objeto indireto e adjunto adverbial, preste atenção: Se completar o sentido de um verbo, é objeto indireto. Se apresentar informação acessória a um verbo, sendo portanto dispensável, é adjunto adverbial.
Como identificar esse tipo de objeto?
Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:
Qual o significado do verbo indireto?
Objeto Indireto. É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.