Qual a diferença entre síndrome do pânico e fobia?
Qual a diferença entre síndrome do pânico e fobia?
Uma pessoa com fobia pode experimentar a sensação de pânico ao pensar ou ser exposto ao objeto do seu medo. Por outro lado, a síndrome do pânico não é desencadeada por um medo em específico. As pessoas com síndrome do pânico têm ataques súbitos e inesperados, sem qualquer razão aparente.
O que o medo excessivo pode causar?
Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.
Qual a diferença entre ansiedade e fobia?
"Enquanto no transtorno de ansiedade generalizada, a pessoa pode reagir a qualquer fato considerando-o ameaçador, na fobia há um desencadeante nítido, uma circunstância específica que provoca medo intenso e racional", diz Fernandes.
Qual a diferença entre medo e fobia?
A diferença entre medo e fobia está, principalmente, na intensidade em que as emoções expressam-se. A fobia destaca-se por ser um medo desproporcional e irracional. Medo e fobia são situações distintas que não podem ser confundidas. O medo é uma emoção importante que nos faz evitar situações que possam nos causar danos, ...
Quais são os tipos de fobia?
Atualmente existem inúmeros tipos de fobia, por exemplo, acrofobia (medo de altura), cinofobia (medo de cães), entre tantas outras. Ao contrário do medo que é uma reação normal do organismo, a fobia é um medo irracional e incapacitante, que pode provocar reações físicas mais acentuadas.
Como evitar fobias de injeções?
As fobias podem nos fazer evitar certas situações. Pessoas que possuem fobia de injeções, por exemplo, evitam ir ao médico. Vemos, portanto, que o medo é um sentimento normal que não causa danos à vida do indivíduo e está relacionado com nossa sobrevivência.
Quais são os grupos de fobias sociais?
Entre os grupos de fobia, temos as fobias específicas, as fobias sociais e as agorafobias.