O que é preciso para ser um bom psicólogo?
O que é preciso para ser um bom psicólogo?
Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...
Qual deve ser o perfil para um psicólogo?
Para atuar como psicólogo no mercado de trabalho é preciso concluir o curso superior em Psicologia e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação de Psicologia tem duração média de 5 anos e exige que o aluno faça estágio para obtenção do diploma.
O que o psicólogo deve fazer?
Segundo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser, em todos os momentos, respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente e garantir a “solidez da fundamentação objetiva e científica das suas intervenções”.
Como Escolher um bom psicólogo?
Embora não seja um critério suficiente e nem necessariamente condição para a escolha, uma das formas mais eficazes para selecionar um bom psicólogo é a indicação feita por alguém de sua confiança… seja o médico, um ex-paciente daquele profissional ou um familiar seu.
Quem é o psicólogo?
A terapia conduzida pelo psicólogo é baseada na palavra, na consciência e na modificação do comportamento. São exclusivas do psicólogo a avaliação neuropsicológica e a aplicação de testes psicométricos. O psiquiatra fez graduação em medicina e residência em psiquiatria.
Qual o papel do psicólogo nas consultas?
Mas o papel do psicólogo consiste em dar as ferramentas para que possa enfrentar as diferentes situações, não em criar uma adição, um “vício” nas consultas. Conclusão Como disse, o texto acima não é de minha autoria (Felipe de Souza).
Qual a segurança que o psicólogo tem na mente?
Uma característica bastante relacionada com a abertura da mente é a segurança que o psicólogo tem em si mesmo e na sua capacitação como profissional. Se ele não consegue demonstrar confiança nas próprias palavras, dificilmente vai conseguir transmitir essa sensação a quem lhe pede ajuda.