Quais são as 4 características das bases?
Quais são as 4 características das bases?
As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula:
- Monobases: 1 hidroxila (OH-)
- Dibases: 2 hidroxilas (OH-)
- Tribases: 3 hidroxilas (OH-)
- Tetrabases: 4 hidroxilas (OH-)
Qual a diferença entre os ácidos e as bases?
Uma das maiores diferenças entre os ácidos e bases é que as bases, em contato com solução aquosa, liberam íons negativos, as hidroxilas (OH-). Já os ácidos, em contato com água liberam íons positivos de hidrogênio (H+). Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base.
Como utilizar ácidos e bases no dia-a-dia?
Aplicações para ácidos e bases no dia-a-dia Os ácidos são frequentemente utilizados para remover ferrugem de metais, como eletrólito em baterias, para processamento de minerais, para produzir fertilizantes e gasolina e como aditivos em alimentos e bebidas.
Quais são os ácidos?
Os ácidos são compostos iônicos que quando dissolvido em água geram um íon positivo de hidrogênio (H +). As bases, por outro lado, são compostos iônicos que formam um íon hidróxido de carga negativa (OH-) em água.
Qual a fórmula química dos ácidos?
Os ácidos possuem fórmula química com H no início, por exemplo, o HCl (ácido clorídrico). O Ácido acético (vinagre) é uma exceção, sendo o CH3COOH. As bases possuem OH no final de sua fórmula, por exemplo, NaOH (hidróxido de sódio). Costumam ser bastante solúveis em água. A maioria das bases é praticamente insolúvel. Permanece incolor.