O que é discriminante na equação?
Índice
- O que é discriminante na equação?
- Quando e porque surgiu a equação do 2 grau?
- Qual é o objetivo da fórmula de Bhaskara?
- Como calcular o discriminante de uma equação?
- Como calcular o valor do discriminante?
- Qual a função da equação do 2o grau?
- Quais as condições de existência de uma equação de 2o grau?
- Quais são os sistemas de equações do segundo grau?
- Como Encontrar raízes de uma equação do 2° grau?
O que é discriminante na equação?
O discriminante é a parte da fórmula de Bhaskara sob o símbolo da raiz quadrada: b²-4ac. O discriminante nos diz se há duas soluções, uma solução, ou nenhuma solução.
Quando e porque surgiu a equação do 2 grau?
O primeiro registro conhecido da resolução de problemas envolvendo a equação do 2° grau data de 1700 a.C. aproximadamente, feito numa tábua de argila através de palavras. A solução era apresentada como uma receita matemática e fornecia somente uma raiz positiva.
Qual é o objetivo da fórmula de Bhaskara?
A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau utilizado para encontrar raízes a partir dos coeficientes da equação. ... Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes.
Como calcular o discriminante de uma equação?
O discriminante, representado pela letra grega Δ (lê-se “delta”) corresponde ao radicando da fórmula resolutiva e tem o valor do coeficiente b elevado à segunda potência, menos o produto de quatro pelos coeficientes a e c.
Como calcular o valor do discriminante?
Em matemática, o discriminante de uma equação de segundo grau da forma ax2+bx+c=0 é um número obtido a partir dos coeficientes da equação. O discriminante da equação ax2+bx+c=0 é igual a b2-4ac. A notação usada para o discriminante é Δ (delta), então temos a fórmula Δ=b2-4ac.
Qual a função da equação do 2o grau?
A equação do 1º grau, por exemplo, é uma reta, portanto, ela encontra o eixo x apenas em um ponto (justamente o valor de “x” encontrado na equação). Já a equação do 2º grau tem a característica de ser uma parábola, encontrando em dois pontos do eixo x, por isso, temos duas respostas da equação e as chamamos de raízes da função.
Quais as condições de existência de uma equação de 2o grau?
Existem algumas condições de existência e restrições de uma equação de 2º grau. Uma equação do 2º grau possui algumas condições de existência envolvendo o valor do discriminante. Os coeficientes de uma equação quadrática determinam os possíveis resultados, por exemplo:
Quais são os sistemas de equações do segundo grau?
Sistemas de equações do segundo grau. Quando consideramos simultaneamente duas ou mais equações, temos um sistema de equações. A solução de um sistema de 2 variáveis é o conjunto de pares ordenados que satisfaz simultaneamente todas as equações envolvidas.
Como Encontrar raízes de uma equação do 2° grau?
Quando resolvemos uma equação do 2° grau, podemos encontrar até dois resultados. Esses valores são chamados de raízes da equação. Veremos neste artigo como determinar as raízes de uma equação do 2° grau. Seja a equação do 2° grau completa ou incompleta, podemos utilizar a Fórmula de Bhaskara para encontrar suas raízes.