Como verificar se é um subespaço vetorial?

Índice

Como verificar se é um subespaço vetorial?

Como verificar se é um subespaço vetorial?

Temos: (αf)(x) = αf(x) = αf(−x)=(αf)(−x), logo αf ∈ S. Assim, S é um subespaço vetorial do espaço vetorial real das funções. Exemplo 11: O conjunto S = {f | f(x) = −f(−x)}, conjunto das funções ímpares, é um subespaço vetorial do espaço vetorial das funções reais.

Como saber se um vetor gera um espaço?

Seja V um espaço vetorial: Se V possui uma base com n vetores, então V tem dimensão n e anota-se dim V = n. Se V não possui base, dim V = 0. Se V tem uma base com infinitos vetores, então a dimensão de V é infinita e dim V = ∞.

É um subespaço vetorial?

Sejam V e W espaços vetoriais definidos sobre o mesmo corpo F. W é um subespaço vetorial de V quando, como conjunto, W é um subconjunto não vazio de V, e as operações +: W x W -> W e .: F x W -> W são as mesmas que +: V x V -> V e .: F x V -> V, quando efetuadas em elementos de W.

Como saber se o vetor e base?

Sabemos que um conjunto B é base de um espaço vetorial V se B for LI e se B gera V. No entanto, se dim V = n, para obtermos uma base de V basta que apenas uma das condições seja satisfeita, pois a outra ocorrerá automaticamente. Assim: ✓ Se dim V = n, qualquer subconjunto de V com n vetores LI é uma base de V.

Quais são as sequências reais do espaço vetorial?

No espaço vetorial Sdas sequências reais, as recorrências line- ares do tipo R(a;b) (cf. Exemplo 2, Seção 1, Capítulo 1) formam subespaços vetoriais. Mais geralmente, o conjunto R(a 1;a

Quais são as noções de espaço vetorial?

Intimamente associadas à noção de espaço vetorial estão as noções de subespaço vetorial, de base e de dimensão, conceitos esses fundamentais que introduziremos neste capítulo e que nos permitirão enten- der melhor a estrututa desses espaços.

Quais são os subconjuntos de V?

Esses subconjuntos são chamados de subespaços de V. Dado um espaço vetorial V, um subconjunto W, não-vazio, será um subespaço vetorial de V se forem válidas as mesmas duas operações de antes: Produto por escalar: se α é escalar e ∈ V, então a ∈ V.

Postagens relacionadas: