O que é uma proposição logicamente equivalente?

Índice

O que é uma proposição logicamente equivalente?

O que é uma proposição logicamente equivalente?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes (ou simplesmente que são equivalentes) quando são compostas pelas mesmas proposições simples e os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos, ou seja, quando têm o mesmo valor de verdade.

Como mostrar que uma proposição é equivalente?

Dizemos que duas proposições “p” e “q” são equivalentes se os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos (ou seja, as colunas com os valores de p e q são iguais). Para dizer que “p” e “q” são equivalentes, escrevemos “p = q”.

Como saber se a proposição e verdadeira ou falsa?

Uma proposição verdadeira é sempre verdadeira. Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

Como saber se e uma proposição?

O que é uma proposição lógica?

  1. Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas.
  2. Sendo oração, deve possuir sujeito e predicado.
  3. Sendo declarativa, não pode ser exclamativa, interrogativa, imperativa ou optativa.

Qual a definição das proposições equivalentes?

Observe a tabela seguinte: Enfim, proposições equivalentes é sinônimo de mesma sequência de valores na devida coluna da tabela verdade. Superada essa definição, vamos lembrar das principais equivalências que as provas de concurso trazem…

Qual a diferença entre uma proposição e outra?

Existem proposições compostas que são logicamente equivalentes a outras. Por exemplo, a proposição $p rightarrow q$ é equivalente à proposição $ thicksim q rightarrow thicksim p$. Veja a tabela-verdade:

Por que esta frase é uma proposição?

Esta frase é uma oração declarativa que pode ser classificada em V ou F. Esta frase é uma PROPOSIÇÃO. O item está certo. Esta afirmação é falsa. Como já vimos, este é um exemplo clássico de paradoxo. É uma oração declarativa, mas que não pode ser classificada em V ou F. Não é uma proposição e o item está errado.

Qual a classificação das proposições?

(INPI 2013/CESPE-UnB) No conjunto de todas as frases, as proposições encontram-se entre aquelas classificadas como declarativas e verbais, ou seja, entende-se como proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimam um pensamento de sentido completo, para o qual seja possível atribuir, como valor lógico, ou a verdade ou a falsidade.

Postagens relacionadas: