Como sair de um assédio?

Índice

Como sair de um assédio?

Como sair de um assédio?

— A vítima de um assédio pode, antes de tudo, tentar conversar com o próprio assediador. Expor que aquilo que ele está fazendo é ruim. Caso não resolva, tentar avisar a área de recursos humanos da empresa. Se também não for resolvido, é preciso um boletim de ocorrência e depois uma ação na Justiça.

Quais atos são considerados assédio?

De acordo com a lei, o assédio é crime quando praticado por superior hierárquico ou ascendente. Há duas interpretações em relação à prática do ato: o assédio pode ocorrer pelo simples constrangimento da vítima ou pela prática contínua de atos constrangedores.

O que é considerado como assédio?

Pode parecer um elogio ou simples paquera, mas os assobios, olhares invasivos e comentários com teor sexual que te deixam desconfortável se tratam de assédio. Esse comportamento, quando não consentido pela mulher, pode ser considerado ofensivo, além de um problema grave.

Como se proteger do assédio?

Como se proteger Existem casos de assédio que podem ser registrados nas Delegacias da Mulher, existem práticas que podem ser registradas [em órgãos] de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esses mecanismos institucionais e legais existentes devem sim ser acionados”, explica.

Como proceder ao assédio?

Como proceder? Muitas vezes, o assédio é tão intimidador ou sutil que a vítima sente-se coagida a não denunciar, nem sequer falar com outra pessoa sobre o ocorrido. No entanto, é importante que ela conheça e busque os seus direitos. Como a vítima de assédio deve proceder? A quem recorrer? Quais são os direitos da vítima?

Quais são os tipos de assédio?

Segundo a advogada Elis Marina Bonin Barbieri, são vários os tipos de assédio. “Na sua noção mais básica, o assediador, normalmente em posição de poder, busca humilhar, denegrir, minar a vítima, atacando sua personalidade, intelecto ou mesmo de forma física.”, explica.

Como esse tipo de assédio pode acontecer no ambiente de trabalho?

Esse tipo de assédio é bastante comum no ambiente de trabalho mas também pode acontecer em outros contextos.

Como denunciar o assédio?

"A coragem é acessível a todos, mas o primeiro passo para denunciar o assédio é entender e ter consciência que você está vivendo uma situação de assédio, misoginia e machismo. Cada mulher tem o direito de lidar com isso de forma que é confortável para ela e que tem condições para o fazer"

Postagens relacionadas: