Como saudar meu Orí?

Índice

Como saudar meu Orí?

Como saudar meu Orí?

O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.

O que significa Orí aberto?

É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino.

O que é oriki candomblé?

A palavra Oríkì, em yorubá, significa: "louvar, saudar, evocar". Os Oríkì's são palavras ou frases portadoras de Axé (força) usadas pelos yorubás na hora das oferendas e pedidos aos Orixás.

Qual é a saudação a Olorum?

Ele foi criado pelo Ogan e professor de língua yorùbá, José Beniste, no intuito de aprimorar a pronúncia da língua. Portanto, é sempre positivo saudarmos Ọlọ́jọ́ Oní (o Senhor do dia) e Oní Sáà Wúre (o Senhor do tempo e da existência). Aliás, Oní Sáà Wúre é uma das cantigas que mais identificam o Candomblé.

Qual é a saudação de Oxalá?

Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá!

Qual a importância do Ori na arte tradicional yorubá?

Orí é a divindade pessoal que, cultuada entre outras, é de fato a mais importante do panteão Yorùbá pois, seja qual for o empenho de outras divindades em favorecer determinada pessoa, todo e qualquer progresso dependerá sempre do que for sancionado por Orí.

Que significa oriki?

O vocábulo Oriki é formado a partir de Ori (cabeça) e ki (saudação), o que nos leva a concluir que ele representa uma saudação à cabeça.

Para que serve o oriki?

Oriki-orilè é a denominação de orikis referentes ás linhagens. Pode ser dirigida a família ou a um de seus membros, com o intuito de louvar seus ancestrais, demonstrar apreço ou aplacar sua ira. Usado para rememorá-los e dar conhecimento aos mais novos dos feitos de seus antepassados.

Qual a tradição religiosa de Olorum?

Crença num Ser Superior, que criou o mundo e a vida, chamado Olorum ou Olodumare na língua yoruba. O culto aos Orixás é uma forma de monoteísmo, uma vez que a religião Nagô admite a existência de um Deus supremo, Olorum (olo = sagrado e orum = céu). O contato com a divindade suprema se faz através dos Orixás.

Postagens relacionadas: