Como saudar os atabaques na Umbanda?

Índice

Como saudar os atabaques na Umbanda?

Como saudar os atabaques na Umbanda?

  1. Os atabaques, são quase uma entidade na Umbanda, tamanho o respeito que temos por eles, são cobertos com pano branco, quando não estão sendo usados, e todos os médiuns fazem reverencia aos atabaques. ...
  2. Toque de marcação: usamos este toque para saudar alguma entidade que se aproxima dos atabaques quando estão em terra.

O que significa atabaques na macumba?

O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns. O toque do atabaque emite vibrações que promovem a ligação entre os homens e seus guias e Orixás.

O que é ser Ogan de Umbanda?

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Como cruzar os atabaques?

Colocar os atabaques em cima de uma esteira ou pano branco. Deitados no chão, o guia chefe do terreiro cruza os atabaques baforando, com pemba e com vela. Caso não tenha pai de santo ou queira consagrar seu atabaque em outras condições, segue o protocolo.

O que é toque no terreiro?

Os atabaques no candomblé são objetos sagrados e renovam anualmente esse Axé. São usados unicamente nas dependências do terreiro, não saem para a rua como os que são usados nos blocos de afoxés, estes são preparados exclusivamente para esse fim.

Postagens relacionadas: