O que causa pneumonia bacteriana?

Índice

O que causa pneumonia bacteriana?

O que causa pneumonia bacteriana?

Pneumonia bacteriana é uma infecção dos pulmões que afeta as unidades de troca de gás como bronquíolos respiratórios e alvéolos. Geralmente é adquirida por aspiração de secreções infectadas das vias aéreas superiores¹.

Como é transmitida a pneumonia bacteriana?

O que pode causar a pneumonia e como acontece o contágio? A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

O que é pneumonia bacteriana sintomas?

Sintomas da pneumonia bacteriana

  • Febre alta, podendo chegar a 40°C.
  • Tosse.
  • Dor no peito.
  • Alterações da pressão sanguínea.
  • Confusão mental.
  • Mal-estar generalizado.
  • Falta de ar.
  • Secreção de muco purulento (catarro) de cor amarelada ou esverdeada.

Como saber se a pneumonia é viral ou bacteriana?

Diferença entre Pneumonia Viral e Bacteriana

  • Falta de ar;
  • Febre alta com a presença de calafrios;
  • Tosse seca, persistente, geralmente acompanhada de secreções amareladas ou esverdeadas;
  • Aumento da frequência cardíaca e respiratória;
  • Dores na região torácica ao tossir ou espirrar;
  • Desconforto respiratório.

Qual é o nome da bactéria que causa pneumonia?

No caso da pneumonia bacteriana tem como principais agentes infecciosos as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae².

Tem como pegar pneumonia de outra pessoa?

Apesar da pneumonia em si não ser contagiosa, os microrganismos que causam esta doença podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, facilitando a instalação da doença nas pessoas com o sistema imune enfraquecido, como em idosos, crianças ou imunocomprometidos, por exemplo.

Qual é o agente transmissor da pneumonia bacteriana?

Os principais agentes causadores da enfermidade são as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae. A doença também pode ser desencadeada por alguns tipos de fungos e de protozoários.

Quando é recomendado o tratamento da pneumonia bacteriana?

O tratamento da pneumonia bacteriana pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos por 7 a 14 dias, de acordo com a recomendação médica. No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar que o tratamento seja complementado com sessões diárias de fisioterapia respiratória para retirar as secreções dos pulmões e facilitar a respiração.

Como Prevenir a pneumonia?

De acordo com a pneumologista Fernanda Gois, já existem medicamentos de ponta para o tratamento da pneumonia, mas o fundamental é trabalhar na prevenção. Para se proteger das infecções respiratórias que às vezes levam à pneumonia, lave as mãos regularmente ou use um desinfetante à base de álcool.

Como confirmar o diagnóstico de pneumonia?

Apenas os sintomas não são suficientes para o diagnóstico de pneumonia. Para a confirmação, além da avaliação médica, são necessários exames como de sangue, radiografia de tórax e em alguns casos, coleta do escarro para identificar o agente causador. NÃO PARE AGORA...

Quais as bactérias causam a pneumonia?

Existe ainda a pneumonia fúngica, causada por fungos e a pneumonia alérgica. A pneumonia bacteriana é a mais importante, adquirida na comunidade, pela população geral. Algumas bactérias estão presentes em nosso nariz, boca, garganta, pele e sistema digestivo, podendo causar a pneumonia quando nossa imunidade cai. NÃO PARE AGORA...

Postagens relacionadas: