Quais os critérios utilizados para diferenciar uma lei complementar é uma lei ordinária?
Índice
- Quais os critérios utilizados para diferenciar uma lei complementar é uma lei ordinária?
- O que é uma lei complementar é uma lei ordinária?
- O que se entende por lei formalmente complementar e materialmente ordinária?
- Quais são as alterações da Lei?
- Quais são as leis ordinárias?
- Quem pode propor um projeto de lei ordinária?
- Posso alterar a Lei Complementar?

Quais os critérios utilizados para diferenciar uma lei complementar é uma lei ordinária?
A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta. Na verdade, não há hierarquia entre lei ordinária e lei complementar; que há são campos de atuação diversos.
O que é uma lei complementar é uma lei ordinária?
Leis Complementares e Ordinárias. ... No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.
O que se entende por lei formalmente complementar e materialmente ordinária?
Deste modo, a lei complementar que tratar de matéria cuja Constituição Federal não reclama formalmente a sua edição por espécie normativa que exige quorum qualificado (ou seja, trata- se de matéria privativa de lei ordinária), será materialmente ordinária, sendo complementar apenas na forma.
Quais são as alterações da Lei?
As alterações destinam-se a acrescentar, modificar, substituir ou suprimir dispositivos de uma lei. Entenda-se por dispositivo os artigos, parágrafos, incisos, alíneas ou itens. “Art. 12. A alteração da lei será feita:
Quais são as leis ordinárias?
As leis ordinárias podem dispor sob qualquer matéria, com exceção das que estão reservadas às leis complementares e aos assuntos internos do Congresso Nacional, que devem ser regulados por decretos e resoluções. As leis ordinárias são consideradas atos normativos primários, ou seja, criam, modificam e extinguem direitos seguindo um processo ...
Quem pode propor um projeto de lei ordinária?
O projeto de lei ordinária é o documento que inicia o processo legislativo para que uma lei ordinária seja criada ou alterada. Processo legislativo é o conjunto de todas as fases que são necessárias para que um projeto de lei seja aprovado, desde a proposta até a fase de votação. Quem pode propor um projeto de lei ordinária?
Posso alterar a Lei Complementar?
Concordo com o posicionamento de que LEI ORDINÁRIA não pode alterar LEI COMPLEMENTAR, caso esta tenha exigência expressa na Constituição, mas se a lei complementar tratar de assunto que não exigia a mesma entendo ser possível a alteração.