Qual é a regra adotada pelo CPC para aplicação da regra processual nova no tempo?
Índice
- Qual é a regra adotada pelo CPC para aplicação da regra processual nova no tempo?
- Como é a aplicação da norma processual no espaço?
- Como distinguir a aplicação da lei processual nova para os processos exauridos pendentes e futuros?
- O que é o isolamento dos atos processuais?
- O que é a lei processual no tempo?
- Qual a diferença de lei processual Civil no tempo e no Espaço?
- Como a norma processual deve ser interpretada?
- Quando um processo ainda está em andamento e surge uma nova lei processual é preciso definir se ela será aplicada ou não?

Qual é a regra adotada pelo CPC para aplicação da regra processual nova no tempo?
Art. 14. A norma processual não retroagirá e será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
Como é a aplicação da norma processual no espaço?
A lei processual no espaço É universalmente aceito o princípio da territorialidade das leis processuais, ou seja, o juiz apenas aplica ao processo a lei processual do local onde exerce a jurisdição.
Como distinguir a aplicação da lei processual nova para os processos exauridos pendentes e futuros?
Deve-se, pois, distinguir, para aplicação da lei processual nova, quanto aos processos: exauridos: nenhuma influência sofrem; pendentes: são atingidos, mas respeita-se o efeito dos atos já praticados; futuros: seguem totalmente a lei nova.”
O que é o isolamento dos atos processuais?
O direito processual brasileiro adota o sistema do isolamento dos atos processuais, de maneira que, se uma lei processual penal passa a vigorar estando o processo em curso, ela será imediatamente aplicada, sem prejuízo dos atos já realizados sob a vigência da lei anterior.
O que é a lei processual no tempo?
É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. ...
Qual a diferença de lei processual Civil no tempo e no Espaço?
Quanto ao espaço, a lei processual é regulada pelo princípio da territorialidade. Assim, a lei processual tem eficácia em território nacional. ... No tempo, as leis processuais estão reguladas na Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro – LINDB (Decreto-Lei no 4.657/1942).
Como a norma processual deve ser interpretada?
- Objetiva: a norma deve ser empregada sem a preocupação de casá-la com a vontade do legislador. 1. Gramatical: ver apenas aquilo que ela nos trás. ... Lógico: interpreta a norma processual de acordo com o sistema jurídico onde a norma está integrada.
Quando um processo ainda está em andamento e surge uma nova lei processual é preciso definir se ela será aplicada ou não?
Em decisão sobre o tema3, o STJ assim consignou: "A nova lei processual se aplica imediatamente aos processos em curso (ex vi do art. 1.046 do CPC/2015), respeitados o direito adquirido, o ato jurídico perfeito, a coisa julgada, enfim, os efeitos já produzidos ou a se produzir sob a égide da nova lei.