É possível solicitar a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica?
Índice
- É possível solicitar a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica?
- O que é a desconsideração inversa da pessoa jurídica?
- O que é a desconsideração inversa em quais situações elas podem ocorrer?
- Quem é a pessoa jurídica desconsiderada?
- Como analisar a desconsideração da personalidade jurídica?
- Por que a desconsideração acabaria por extinguir o direito a pessoa jurídica?
- Como é possível a desconsideração inversa da personalidade jurídica?

É possível solicitar a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica?
É possível a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade empresária - acolhida em nosso ordenamento jurídico, excepcionalmente, no Direito do Consumidor - bastando, para tanto, a mera prova de insolvência da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações, independentemente da existência de desvio de ...
O que é a desconsideração inversa da pessoa jurídica?
A desconsideração inversa da personalidade jurídica objetiva o afastamento da autonomia patrimonial da sociedade empresária, com o fito desta responder pelas obrigações adquiridas pelos seus sócios-administradores.
O que é a desconsideração inversa em quais situações elas podem ocorrer?
Caracteriza-se a desconsideração inversa quando é afastado o princípio da autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizar a sociedade por obrigação do sócio, como, por exemplo, na hipótese de um dos cônjuges, ao adquirir bens de maior valor, registrá-los em nome de pessoa jurídica sob o seu controle, para ...
Quem é a pessoa jurídica desconsiderada?
Assim, a pessoa jurídica desconsiderada não é extinta, liquidada ou dissolvida pela desconsideração; não é, igualmente, invalidada ou desfeita. Apenas determinados efeitos de seus atos constitutivos deixam de se produzir episodicamente.
Como analisar a desconsideração da personalidade jurídica?
Ao analisar a desconsideração da personalidade jurídica, deve-se levar em consideração a existência ou não de culpa, o que faz gerar a existência de duas espécies: subjetiva ou objetiva. Espécie objetiva: basta a ocorrência de um determinado fato para ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica, independentemente de análise de culpa.
Por que a desconsideração acabaria por extinguir o direito a pessoa jurídica?
A aplicação generalizada da desconsideração acabaria por extinguir uma das maiores criações do direito a pessoa jurídica, e por isso, há que se ter cautela sempre, não considerando suficiente o não cumprimento das obrigações da pessoa jurídica.
Como é possível a desconsideração inversa da personalidade jurídica?
Por outro lado, também é possível a “desconsideração inversa” da personalidade jurídica, 18 quando provado que é a sociedade que oculta bens dos seus sócios (pessoa física ou jurídica), acarretando a impossibilidade de satisfação dos credores.