É possível se aposentar por depressão?
Índice
- É possível se aposentar por depressão?
- Como se comportar na perícia médica com depressão?
- Como se encostar por depressão?
- Quem tem transtorno de ansiedade pode se aposentar?
- Como pedir afastamento por ansiedade?
- Como conseguir a aposentadoria por depressão?
- Qual a gravidade da aposentadoria por depressão?
- Como se trata a depressão?
- Quando é concedido o benefício de depressão?

É possível se aposentar por depressão?
A depressão pode sim lhe garantir o recebimento de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, desde que comprove que a mesma o afeta em seu trabalho.
Como se comportar na perícia médica com depressão?
IMPORTANTE: Se você sofre com problemas psiquiátricos, tais como depressão e Síndrome do Pânico, é interessante ir à perícia acompanhado por algum familiar ou amigo. Se possível, se consulte com seu médico alguns dias antes da perícia e pegue um atestado novo.
Como se encostar por depressão?
A depressão tem sido o motivo de vários trabalhadores se afastarem das suas atividades. Você que está com depressão tem direito ao auxílio-doença do INSS e, em casos mais graves, pode pedir a aposentadoria por invalidez. Para ter acesso aos benefícios, é necessária a realização da perícia no INSS.
Quem tem transtorno de ansiedade pode se aposentar?
Assim, em casos de ansiedade generalizada, é possível receber o benefício após se afastar de suas atividades para se dedicar ao tratamento, até porque não pode ficar sem uma renda mensal para se sustentar e se tratar.
Como pedir afastamento por ansiedade?
Regras do auxílio-doença
- Incapacidade temporária para o trabalho ou atividade habitual. Além de estar incapacitado para o trabalho, o afastamento deve ser por mais de 15 dias, seguidos ou no período de 60 dias pela mesma doença.
- Cumprimento da carência. ...
- Ter qualidade de segurado.
Como conseguir a aposentadoria por depressão?
Atenção! Estar com depressão, mesmo na condição de segurado, não dá o direito imediato ao benefício do auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Para conseguir qualquer um desses benefícios, você deverá passar pela perícia médica do INSS; assim, somente a avaliação e aprovação do perito, terá a liberação do benefício.
Qual a gravidade da aposentadoria por depressão?
E tal qual pela sua gravidade, hoje já é possível solicitar também a aposentadoria por depressão. Segundo ainda uma pesquisa realizada em 2018 pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil é o país da América Latina que mais sofre com a doença. Com aproximadamente 6% da nossa população acometida, precisamos mesmo falar sobre o tema.
Como se trata a depressão?
Ainda, conforme define a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão “é uma enfermidade que se caracteriza por uma tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente você gosta, assim como pela incapacidade de fazer atividade cotidianas, por pelo menos duas semanas”.
Quando é concedido o benefício de depressão?
É importante citar que, em casos de depressão, esse benefício pode ser concedido apenas durante um certo período. Isso porque há pessoas que, com o tratamento adequado, conseguem ser reabilitadas. Logo, o INSS pode convocar o segurado para uma nova avaliação a cada dois anos e suspender o benefício quando julgar pertinente.