Como se apresenta o esporófito das pteridófitas?
Índice
- Como se apresenta o esporófito das pteridófitas?
- Qual a fase dominante das pteridófitas?
- Qual é a geração dominante nas pteridófitas?
- Quais os três grupos de pteridófitas?
- Qual é a fase do esporófito?
- Qual a diferença entre o gametófito e o esporófito?
- Qual é o significado de esporófito?
- Como são produzidos os esporos?

Como se apresenta o esporófito das pteridófitas?
Resposta: Já nas pteridófitas, o esporófito é a geração dominante e de vida livre. Esta característica se mantém em todas as demais plantas vasculares. ... Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração.
Qual a fase dominante das pteridófitas?
A fase de esporófito é dominante e diploide, enquanto a fase de gametófito é haploide e de curta duração. As pteridófitas podem apresentar dois tipos de ciclo de vida: a homosporia e a heterosporia.
Qual é a geração dominante nas pteridófitas?
Outra principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto a sua geração ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto que nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n).
Quais os três grupos de pteridófitas?
Podemos classificar esse grupo de plantas em quatro filos com representantes vivos atualmente: Lycophyta, Psilotophyta, Sphenophyta e Pterophyta. Esse último grupo é o mais conhecido e usado para representar as pteridófitas. Nele estão incluídas as samambaias e avencas.
Qual é a fase do esporófito?
O esporófito é fase duradoura de uma pteridófita. Uma vez que tem origem a partir da junção de um anterozóide haplóide (n) e de uma oosfera (n) os tecidos do esporófito possuem carga diplóide (2n). O esporófito é a fase responsável pela produção de esporos.
Qual a diferença entre o gametófito e o esporófito?
Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação - e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.
Qual é o significado de esporófito?
Esporófito é um termo de origem grega que significa estrutura diploide (2n) responsável pela produção de esporos; presente em organismos cujo ciclo de vida possui alternância de gerações. Este tipo de ciclo caracteriza-se por apresentar duas fases, uma haploide ( n ) e outra diploide ( 2n ).
Como são produzidos os esporos?
1) Os esporos são produzidos por meiose no interior dos esporângios. A maior parte das pteridófitas são homosporadas, ou seja, produzem um único tipo de esporo;