Como calcular o valor da causa nos Juizados Especiais?
Índice
- Como calcular o valor da causa nos Juizados Especiais?
- O que é o valor da causa em um processo?
- Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa?
- Qual a importância da atribuição do valor da causa?
- Qual o valor da causa?
- Como ocorre a incorreta atribuição de valor da causa?
- Qual a fixação do valor da causa?

Como calcular o valor da causa nos Juizados Especiais?
O Valor da Causa é calculado na data de ajuizamento da ação e define a competência do rito processual:
- Juizado Especial Federal (JEF) - Valor da Causa menor ou igual a 60 (sessenta) salários mínimos.
- Justiça Federal Comum - Valor da Causa acima de 60 (sessenta) salários mínimos.
O que é o valor da causa em um processo?
O valor da causa é o potencial benefício econômico que poderá ser percebido pelas partes que demandam a prestação jurisdicional. É um requisito da petição inicial e tem parâmetros legais que devem ser seguidos para orientar todos os atores jurídicos.
Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa?
Nos termos do art. 85, § 2º, do CPC, os honorários advocatícios devem ser fixados com base no valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, no valor atualizado da causa.
Qual a importância da atribuição do valor da causa?
A atribuição do valor da causa também implica em determinação da competência, como Juizados Especiais, assim como na modalidade recursal e no instituto da remessa oficial, entre tantas questões processuais. Em face destas e outras questões, surge a grande importância do estudo do valor da causa, como será visto no texto a seguir.
Qual o valor da causa?
PARTILHA. VALOR DA CAUSA. Somente nos casos em que inexiste conteúdo econômico ou, sendo ele inestimável, deve ser atribuído o valor de alçada. Tratando-se de divórcio direto consensual, onde as partes estipulam a partilha dos bens, o valor da causa deve corresponder à estimativa do
Como ocorre a incorreta atribuição de valor da causa?
A incorreta atribuição de valor da causa, contudo, não implica inépcia da inicial, ao contrário do que ocorre com a ausência de valor atribuído. Assim, se o valor auferido não corresponder às previsões do Novo CPC, a própria parte poderá juntar petição pedindo a sua retificação. No entanto, também dispõe o parágrafo 3º do art. 292, Novo CPC:
Qual a fixação do valor da causa?
A fixação do valor da causa não obedece a critérios científicos. Não existe um critério para a indicação do valor da causa. Apesar da inexistência de um critério científico, o legislador procurou fazer algumas indicações legais, com imposição objetiva de qual deve ser o valor em alguns casos específicos.