Como é feito o reflexo patelar?
Índice
- Como é feito o reflexo patelar?
- Qual nervo está sendo avaliado no reflexo patelar?
- O que acontece quando bate o martelinho no joelho?
- Onde fica o reflexo do joelho?
- Qual segmento da medula espinhal está sendo avaliado com o reflexo patelar?
- Qual a importância do reflexo patelar?
- Como testar o reflexo do paciente?
- Qual a resposta automática para o reflexo?
- Por que os reflexos não chegam ao seu cérebro?

Como é feito o reflexo patelar?
Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão patelar com um martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.
Qual nervo está sendo avaliado no reflexo patelar?
- Reflexo Patelar: É um reflexo mediado por nervos oriundos da raiz de L2, L3 e L4, mas predominante de L4. Clinicamente é considerado como um reflexo de L4.
O que acontece quando bate o martelinho no joelho?
Em exame de reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os dendritos conduzem o impulso até à medula espinhal.
Onde fica o reflexo do joelho?
Sua resposta segue por nervos sensitivos até a medula espinhal, de onde são transmitidos a um nervo motor. Esse nervo, então, manda um sinal para determinado músculo, desencadeando o reflexo. O mais conhecido é o reflexo patelar, no qual o médico dá uma pancada leve no joelho do paciente com um martelo de borracha.
Qual segmento da medula espinhal está sendo avaliado com o reflexo patelar?
Para realização de um reflexo patelar é necessária a integridade das vias aferentes e eferentes do nervo femural e segmentos de L4 a L5 da medula espinhal, através da estimulação do ligamento patelar resultando na extensão da articulação fêmur tíbio patelar.
Qual a importância do reflexo patelar?
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente. O reflexo patelar é um ótimo exemplo de resposta rápida e involuntária.
Como testar o reflexo do paciente?
Para se testar esse reflexo, utilizamos uma gaze ou algodão para se fazer um leve estímulo tocando a córnea do paciente, sem causar injúria. Quando presente, a resposta é de defesa, com fechamento ocular.
Qual a resposta automática para o reflexo?
Imediatamente você retira suas mãos, pernas, braço, e o que mais estiverem contato com aquela superfície. É um ato involuntário do nosso corpo. Muitas vezes nem conseguimos raciocinar o que está acontecendo, mas já nos desfizemos daquilo que nos causou dor. Essa resposta automática é chamada de reflexo.
Por que os reflexos não chegam ao seu cérebro?
Reflexos nada mais são do uma ação do seu corpo aonde, a mensagem da dor chega ao seu cérebro bem depois da atitude pelo próprio corpo ter sido tomada. E porque isso acontece se o seu cérebro nem processou ainda?