Como avaliar desnutrição?

Índice

Como avaliar desnutrição?

Como avaliar desnutrição?

A desnutrição em geral é percebida pelo médico antes que altere resultados de exames laboratoriais. Durante o exame físico, o médico avalia o aspecto geral do paciente, a pele, o tônus muscular, a quantidade de gordura corporal, o peso e a altura. Em crianças, observa se o desenvolvimento está adequado para a idade.

Como diagnosticar uma criança com desnutrição?

Sintomas de desnutrição infantil

  1. Cansaço excessivo;
  2. Pele mais ressecada e pálida;
  3. Atraso no desenvolvimento da criança;
  4. Maior facilidade para ter infecções, já que o sistema imune é mais fraco;
  5. Irritabilidade;
  6. Cicatrização mais demorada;
  7. Queda de cabelo;
  8. Falta de força;

O que é avaliação do estado nutricional do paciente?

A avaliação do estado nutricional de um indivíduo se faz de suma importância para o seu diagnóstico nutricional, e é composta pela obtenção de uma série de dados, como hábitos alimentares, exame físico e bioquímico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal, e, juntos, ...

Quais as principais medidas antropométricas?

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

Qual a prevenção e o controle da desnutrição?

A prevenção e o controle da desnutrição dependem de medidas mais amplas e eficientes de combate à pobreza e à fome e políticas de inclusão social.

Quais são os tipos de desnutrição?

Há três tipos de desnutrição protéico-calórica: seca (a pessoa está magra e desidratada), ... O tipo seco, chamado marasmo, é resultante da fome quase total.

Quando é diagnosticada desnutrição em adultos?

Em adultos é diagnosticada desnutrição quando o IMC está abaixo de 18,5 ou houve perda acidental de 5-10% do peso corporal durante os últimos três a seis meses. Além disso, podem ser feitos exames de sangue para avaliar as concentrações de determinados nutrientes em seu corpo, independente dos resultados de IMC ou perda de peso.

Quais os fatores contribuem para a desnutrição?

Hábitos alimentares pobres, tais como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição. Infecções frequentes ou persistentes, como diarreia, pneumonia e malária também são determinantes para o aparecimento da desnutrição.

Postagens relacionadas: