Como a loucura era vista no passado?
Como a loucura era vista no passado?
Na Antiguidade grega, a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade. Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto.
Como eram os manicômios antigamente?
As condições dessas instituições manicomiais eram precárias e a maioria dos pacientes não tinha diagnóstico de doença mental (loucura). Os pacientes eram, “[...] epiléticos, alcoolistas, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava, gente que se tornara incômoda para alguém com mais poder” (ARBEX, 2013, p. 14).
Qual a história dos hospitais psiquiátricos?
Breve História dos Hospitais Psiquiátricos. A história da relação das sociedades com a loucura é longa. Foucault, em seu livro “A história da Loucura”, traça um percurso sobre suas formas de concepção e tratamento nas sociedades ocidentais.
Como funcionam os hospitais psiquiátricos?
Além destes pontos, é importante ter em mente que cada hospital psiquiátrico pode apresentar suas próprias subjetividades e características. Por exemplo, haverá aqueles que trabalham apenas em horários comerciais, onde o paciente passa o dia no hospital, fazendo o tratamento, porém, ao entardecer, volta para a sua casa.
Qual a qualidade dos hospitais psiquiátricos?
A qualidade dos serviços prestados pelos hospitais psiquiátricos fica a cargo do Programa Nacional de Avaliação de Hospitais Psiquiátricos – PNASH-Psiquiatria. O PNASH – Psiquiatria em 2003/ 2004 avaliou 1 hospitais psiquiátricos existentes no período no país.
Como encontrar um hospital psiquiátrico?
No artigo de hoje vamos lhe mostrar como funciona e onde encontrar um hospital psiquiátrico, considerando diversos pontos distintos deste tipo de estabelecimento. Afinal, apesar de haver muito mais acesso à informações, nos dias atuais, sabemos que ainda existem diversas dúvidas, e inclusive preconceitos, acerca deste tipo de espaço e instituição.